Cartão de crédito novucard

Fundo Garantidor de Crédito (FGC): O que é e porque é importante?

Avatar photo
Fundo Garantidor de Crédito (FGC): O que é e porque é importante?

Leia aqui sobre o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que é, onde é usado e porque o pode ser útil para você e suas finanças.

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é um fundo que funciona como garantia do seu patrimônio caso a instituição financeira que cuida do seu dinheiro tenha problemas financeiros. 

Claro que existem uma série de regras e restrições para cada caso, mas basicamente ele é uma espécie de seguro, assim como o seguro de vida, seguro de carros e o de casas - mas relativo ao seu dinheiro!

Por meio do app, a instituição já beneficiou quase 60 mil pessoas, fazendo pagamentos de média de 2,2 bilhões de reais. Continue lendo para entender melhor como o FGC funciona e porque ele pode ser um ótimo diferencial para o seu dinheiro.

O que é Fundo Garantidor de Crédito?

O FGC é uma instituição privada e sem fins lucrativos, criada em 1995 com a intenção de proteger correntistas, poupadores e investidores que colocam o seu dinheiro em bancos e instituições financeiras associadas no Brasil e também trabalha contra crises bancárias.

Para que serve?

De forma simplificada, o Fundo Garantidor de Crédito garante que os clientes recuperem seu patrimônio em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.   

O FGC também existe para proteger as instituições financeiras, isso porque além de atuar na proteção dos investimentos dos clientes, eles também disponibilizam uma quantia monetária para os bancos evitarem grandes crises financeiras. 

Além de diminuir as preocupações com a instabilidade do sistema econômico nacional, a instituição é um diferencial que muitos investidores levam em consideração antes de aplicar as suas finanças em uma determinada instituição por ser uma indicação de segurança.

Como funciona?

O início do processo de pedido do Fundo Garantidor de Crédito acontece quando o Banco Central avisa o FGC sobre o encerramento das atividades ou problemas graves de um banco ou instituição financeira. 

A seguir, a instituição financeira deve informar os dados de todos os clientes e as quantias que essas pessoas tinham em contas ou investimentos, assim como as rentabilidades previstas, se for o caso. Então, o FGC solicita documentos aos clientes, como RG e CPF, e novas contas bancárias para depósito.

Imagem com fundo preto, uma mão em tons de branco e cinza mexendo em um celular, representando o app do Fundo Garantidor de Crédito (FGC)

Todo o processo de encaminhamento de dados e documentação é feito por aplicativo e o prazo de pagamento, segundo o Fundo Garantidor, é de no máximo 15 dias após o recebimento de todos os documentos e comprovações necessárias.

Qual o valor garantido?

O FGC tem como valor máximo de garantia até R$250 mil por CPF ou CNPJ em uma mesma instituição financeira ou banco. Além disso, o fundo também conta com um limite máximo de 1 milhão de reais por CPF ou CNPJ a cada 4 anos. 

Para que a garantia seja mantida, todas as instituições ligadas a ele precisam contribuir com 0,0125% dos depósitos que possuem em caixa, mas os clientes nunca devem ser cobrados por taxas ou valores extras por essa cobertura.

Mas, preste atenção! Caso uma instituição cobre algum tipo de pagamento pela garantia do Fundo Garantidor de Crédito, realize uma pesquisa confirmando se esse é um local confiável para o seu dinheiro. Os clientes não devem, de forma alguma, pagar qualquer quantia a mais pela proteção do fundo.

Investimentos garantidos pelo Fundo Garantidor

Os principais investimentos assegurados pela instituição são:

  • Cofrinhü (ferramenta do novücard)
  • Depósitos em contas correntes e poupança
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LH (Hipotecárias)
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)

Inclusive, você pode acessar o site oficial do FGC para verificar todas as instituições cadastradas.

Porque o FGC é importante?

O FGC tem a importante missão de vigiar e tentar conter os danos financeiros em caso de uma crise, seja nacional ou dentro de uma instituição financeira associada. Esse fundo garante que os clientes irão recuperar seus recursos, dando uma tranquilidade maior para os brasileiros que se sentem inseguros com relação a investimentos mais arriscados. 

O novücard tem essa garantia?

Sim! No novücard o seu dinheiro está 100% seguro e pode contar com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. Além de render mais que a poupança, o dinheiro guardado vira Limite cofrinhü que, somado ao Limite Aprovado e ao Limite Bônus, compõe o seu Limite Total e aumenta o seu poder de compra.

Se você quer saber mais sobre como o novücard funciona, aproveite para ler todas as informações sobre o cartão de crédito, que está tornando o sistema financeiro mais justo.

Baixe o aplicativo no Google Play ou App Store!

Não esqueça

Se você não abre mão de segurança quando se fala em dinheiro, sempre verifique se a instituição financeira ou banco que você coloca seu dinheiro tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. 

Caso queira continuar aprendendo sobre como proteger e organizar o seu dinheiro, fique de olho aqui no nosso blog. Estamos sempre incluindo novos conteúdos para te ajudar a ter uma vida financeira mais tranquila, descomplicada e vantajosa. 

Avatar photo
Autor

Rebeca Lima é jornalista especializada em finanças. Sua paixão é oferecer orientações financeiras de forma simples e acessível. Para isso, dedica-se a estudar sobre economia e gestão de gastos, além de colaborar com o time de conteúdo novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal