Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

DIRF

Avatar photo

O que é a DIRF?

A DIRF, ou Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, é uma obrigação fiscal que deve ser cumprida pelas empresas brasileiras. Trata-se de uma declaração que precisa ser enviada à Receita Federal, com o objetivo de informar os valores de imposto de renda retidos na fonte relativos aos pagamentos feitos a colaboradores, prestadores de serviços e outros beneficiários.

Como funciona a DIRF?

A DIRF é gerada pelo sistema de folha de pagamento das empresas, com base nos lançamentos feitos ao longo do ano referentes ao pagamento de salários, pagamento de prestadores de serviços, entre outros. Essas informações são enviadas à Receita Federal através do programa gerador da DIRF, e devem ser entregues até o último dia útil do mês de fevereiro.

Qual a importância da DIRF?

A DIRF é importante para a Receita Federal, pois permite o controle e a fiscalização dos valores retidos na fonte por parte das empresas. Além disso, ela é necessária para a correta apuração do imposto de renda do beneficiário, que poderá utilizar esses valores retidos na fonte como compensação em sua declaração anual de imposto de renda.
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal