Cartão de crédito novucard

Como aumentar o score de crédito?

Como aumentar o score de crédito?

Entenda como melhorar o seu score e veja algumas verdades e mitos sobre esse tema.

Aumentar o score é uma preocupação de muitas pessoas. Seja para ter mais facilidade na hora de conseguir um cartão de crédito, financiamento ou empréstimo, é inegável a importância dessa pontuação para a sua vida financeira. 

Após atingir a marca de 65,69 milhões de inadimplentes no país segundo o Serasa, o Brasil figurou entre os 5 países que mais pesquisam por “nota de crédito” no Google, segundo matéria publicada no G1 em 2022. 

Se você quer entender melhor a sua pontuação no score de crédito, como isso pode afetar a sua vida e qual caminho seguir para ter um score mais alto, continue lendo!

Quanto tempo leva para aumentar o score?

A pontuação do score depende de uma série de fatores e informações que são utilizadas pelos birôs de crédito ao longo dos anos.

Todos os dados são analisados pelo sistema para que a nota do consumidor seja definida de acordo com seus hábitos financeiros e de consumo.

Isso quer dizer que não existe uma fórmula mágica para aumentar o score em apenas alguns dias.

Mas há algumas práticas que você pode iniciar desde já para garantir que seu score seguirá em pleno crescimento.

O que faz o score de crédito aumentar?

Em poucas palavras, o que faz o score subir são os bons hábitos financeiros do consumidor. Isso porque o score de crédito pode afetar a sua tentativa de conseguir empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.

Portanto, ações como pagar faturas e boletos na data certa ou antes do vencimento, ter um bom e longo histórico de pagamentos e negociar dívidas atrasadas são alguns elementos que ajudam a construir e aumentar seu score.

Sabendo disso, é importante sempre ter atenção a como está a sua pontuação e sempre manter uma vida financeira organizada da melhor forma possível.

Afinal, adotar bons hábitos financeiros te colocará no caminho certo para ter um maior score e obter melhores oportunidades no mercado financeiro.

O que fazer para ter um score alto

O primeiro passo para aumentar o seu score é ter um plano para manter as suas contas pagas dentro do prazo de vencimento.

Portanto, fazer um bom planejamento e ter controle sobre suas finanças é essencial, e um ótimo ponto de partida para quem deseja obter uma maior pontuação de crédito.

Além disso, é crucial evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito. Quando você não paga o valor integral do seu cartão, pode incorrer em juros altíssimos no próximo mês e perder pontos no seu score de crédito. 

Por isso, sempre que possível, organize-se para realizar o pagamento integral da sua fatura no cartão de crédito, especialmente o novücard. Assim você não perde diversos benefícios, como o Limite Adicional.

Atualizar sempre os seus dados cadastrais no seu banco também é importante, pois isso pode ajudar a melhorar o seu score.

Mão realizando avaliação para aumentar score de crédito

7 Verdades e mitos sobre aumentar o score

Sabemos que aumentar o score é um tema que causa muitas dúvidas. Por isso, fizemos essa lista de mitos e verdades para te ajudar a entender e elaborar uma estratégia para melhorar o seu score e evitar problemas.

1. Existem aplicativos para aumentar score de crédito

Mito! Não existem aplicativos ou métodos instantâneos capazes de influenciar diretamente no score, porém, é possível utilizar aplicativos para consultar o seu CPF, analisar as suas dívidas e organizar a sua vida financeira.

2. Pagar com pix aumenta o score

Mito! Não é possível aumentar o score realizando pagamentos com o Pix. 

Isso porque as transações feitas com Pix estão protegidas pela Lei do Sigilo Bancário, portanto, os bancos e instituições financeiras não analisam o seu comportamento por meio desses pagamentos. 

Nesse caso, dê preferência para pagamentos com o cartão de crédito e guarde o seu dinheiro para efetuar o pagamento da fatura antes do vencimento.

3. Colocar CPF na nota melhora o score de crédito

Mito! Apesar de ser uma prática que traz vantagens para os consumidores, quando falamos sobre score, o uso do CPF na nota fiscal não impacta de forma direta, já que os birôs de crédito não utilizam essa informação.

4. Pagar compras com boleto aumenta o score

Verdade! Pagar compras com boleto não aumenta de forma imediata sua pontuação, mas manter as suas contas pagas em dia com certeza influencia a sua pontuação. 

Além disso, é sempre bom lembrar sobre a importância de respeitar o vencimento deles e pagá-los o quanto antes.

5. Tem como pagar para aumentar o score

Mito! Não é possível pagar e ter um score alto da noite para o dia. A única forma de aumentar a sua pontuação é seguindo as orientações que compartilhamos nesse artigo.

6. É possível aumentar o score de crédito em 24 horas

Mito! Infelizmente, 24 horas é um tempo muito curto para obter mais pontos. Para melhorar o seu score, o sistema de pontuação precisa analisar o seu histórico ao longo de diversos meses, até mesmo anos!

Por isso, mesmo que você pague todas as suas dívidas e mantenha as contas em dia, é preciso paciência para ver os resultados surgirem.

7. É possível ter score baixo, mesmo sem o nome estar sujo

Verdade! Se o seu nome está limpo, mas mesmo assim seu score de crédito é baixo, provavelmente seus hábitos de pagamento estão atrapalhando a sua pontuação.

Por isso, comece a se atentar para a data de vencimento das contas e mantenha todos os seus débitos em dia, tomando muito cuidado para não atrasar nenhum deles.

Se você paga sempre o mínimo da fatura do cartão, isso também irá afetar sua pontuação, além de ser péssimo para as finanças por conta dos juros altos.

Por fim, mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados nos sistemas dos birôs de crédito. Isso porque a facilidade de encontrar um consumidor em caso de atraso de pagamento também é levada em consideração pelas empresas.

Conclusão

Agora que você já se informou sobre como aumentar o score é hora de se organizar e colocar as nossas dicas em prática.

Como falamos acima, o processo para melhorar a sua pontuação de crédito pode demorar e quanto antes você começar melhor.

O mais importante é que você entenda que se o seu score estiver baixo, será preciso tomar uma série de atitudes para mudar essa situação.

Afinal de contas, aumentar o score é um processo que depende de vários fatores e que não acontece do dia para a noite.

Lembre-se de que com o score alto você terá mais facilidade de conseguir empréstimos e vários outros produtos financeiros.

Então comece o quanto antes a mudar seus hábitos de pagamentos, procurando ter uma vida financeira organizada! Conte com a equipe novücard para te ajudar.