Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

Autorização no cartão de crédito

Avatar photo

O que é autorização no cartão de crédito?

A autorização é a primeira etapa para realizar uma compra com o cartão de crédito, sendo um processo rápido e automatizado que verifica se você tem crédito disponível para efetuar uma compra.

Se a autorização for aprovada, a transação será processada e o pagamento será realizado. Do contrário, a compra não será concluída. Simples assim!

Como funciona a autorização no cartão de crédito?

Imagine que você está em um shopping e decide comprar roupas novas. Ao passar o cartão na máquina, você inicia o processo de autorização, que é como um "pedido de aprovação" para a compra.

Quando a máquina de cartão captura os dados do seu cartão, como número, data de vencimento e código de segurança, esses dados são enviados para a rede de bandeiras (Visa, Mastercard, etc.) e, em seguida, para a instituição financeira responsável pelo seu cartão.

É nesse momento que o banco verifica se os dados do seu cartão são válidos e se você tem crédito disponível para realizar a compra, aprovando ou rejeitando a solicitação de autorização. 

Por escrito, esse processo pode parecer longo. No entanto, tudo isso ocorre nos poucos segundos em que você visualiza o símbolo universal para “processando” no visor da máquina de cartões. Bacana, não é?

Captura e autorização no cartão de crédito: Qual a diferença?

Imagine um novo cenário: você finaliza sua refeição em um restaurante e pede a conta. A autorização no cartão de crédito é como o profissional que verifica se você tem saldo suficiente para pagar a conta. 

A captura, por sua vez, é como o momento em que você efetivamente paga a conta. Ou seja, esse processo ocorre após a solicitação de autorização. 

Na captura, o valor da compra é debitado do seu limite de crédito e transferido para o estabelecimento comercial, confirmando finalmente o pagamento.

Em resumo:

  • Autorização: Verifica se você pode pagar e reserva o valor.
  • Captura: Debita o valor do seu limite e transfere para o estabelecimento.
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal