O que é um cheque pré-datado?
Um cheque pré-datado é um cheque que possui uma data futura para ser descontado. Ou seja, o emitente informa uma data que só será possível realizar a compensação do valor na instituição bancária. Ele é uma forma de postergar o pagamento de uma dívida ou compra.
Como funciona o cheque pré-datado?
O funcionamento do cheque pré-datado é simples. O emitente preenche o cheque com a data futura acordada para o pagamento e entrega para o recebedor. Quando a data chegar, o recebedor pode depositar o cheque em sua conta bancária ou levar pessoalmente na agência para efetuar o recebimento.
Quando posso depositar um cheque pré-datado?
O cheque pré-datado só pode ser depositado ou apresentado para pagamento na data especificada no próprio cheque. Antes dessa data, o banco não é obrigado a realizar a compensação do cheque. Portanto, se você tentar depositar o cheque antes da data acordada, ele pode ser devolvido por "pré-datado".
Qual a diferença entre cheque pré-datado e pós-datado?
A principal diferença entre um cheque pré-datado e um cheque pós-datado é a forma como são usados. Um cheque pré-datado é emitido com uma data futura já definida, enquanto um cheque pós-datado é um termo frequentemente utilizado para descrever um cheque que possui uma data futura, mas que pode ser mais flexível em sua utilização, dependendo da prática e do acordo entre as partes envolvidas. Em ambos os casos, o pagamento só deve ocorrer na data indicada, mas a utilização e as práticas bancárias podem variar.
Qual a importância do cheque pré-datado?
O cheque pré-datado é comum em transações comerciais e uma alternativa aos meios eletrônicos de pagamento. Ele pode ser utilizado como um instrumento de crédito e, quando utilizado corretamente, pode evitar que o consumidor tenha problemas de insuficiência de fundos quando o cheque é depositado antecipadamente.