Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

Cobrança judicial

Avatar photo

O que é cobrança judicial?

Cobrança judicial é o processo legal pelo qual se busca reaver valores devidos por meio de ações judiciais. É uma medida tomada quando todas as tentativas de negociação ou acordos extrajudiciais para a quitação da dívida falharam. A cobrança judicial ocorre quando o devedor não cumpre com suas obrigações financeiras e inicia-se por meio de um processo judicial.

Como funciona a cobrança judicial?

A cobrança judicial inicia-se com ação proposta pelo credor, que apresenta ao Poder Judiciário todos os documentos e argumentos que comprovem a existência da dívida. Caso seja comprovado o débito, o juiz pode determinar a penhora de bens ou bloqueio de contas do devedor como forma de garantir a quitação do débito.

Qual a importância da cobrança judicial?

A cobrança judicial é importante para proteger os direitos dos credores, garantindo que recebam os valores que lhes são devidos. Além disso, é um mecanismo que contribui para a manutenção da ordem econômica e social, pois desestimula o descumprimento de obrigações financeiras e preserva a confiança nas relações comerciais.
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal