Cartão de crédito novucard

Celebrando o Orgulho LGBTQIA+: Passos para construir uma empresa inclusiva

Celebrando o Orgulho LGBTQIA+: Passos para construir uma empresa inclusiva

Junho é o mês de celebrar o orgulho LGBTQIA+. Ao redor do mundo, diversas marchas são realizadas, sempre com um objetivo comum: a luta por direitos e o combate à discriminação e violência.

No mundo corporativo, empresas ricas em diversidade já se provaram mais inovadoras, eficientes e, até mesmo, lucrativas.

“A diversidade agrega muito valor porque envolve pessoas com diferentes perspectivas, pensamentos e experiências. Isso nos permite ter visões distintas dentro da empresa", comenta Jessica de Angelo, analista de bem estar do alt.bank. 

Porém, o mercado de trabalho ainda representa desafios para a comunidade LGBTQIA+.

Para desconstruir alguns paradigmas e aprender mais sobre práticas eficazes de liderança, convivência e inclusão,  convidamos Maitê Schneider, cofundadora da plataforma Transempregos e 1ª profissional trans a ser Linkedin Top Voice, para conversar um pouco com a nossa equipe sobre liderança inclusiva dentro de ambientes corporativos.

Parcerias que transformam o mundo

Como consultora de Inclusão e Diversidade, Maitê trabalha com mais de 2000 empresas com  temas relacionados à humanização, diversidade e inclusão no mundo corporativo.

Para a equipe novücard, ela trouxe uma visão prática sobre essas questões, para que possamos construir um espaço seguro e acolhedor para todos.

“A consciência da diversidade é o que faz com que a inovação seja uma coisa realista dentro das metas da empresa", comenta Maitê.

“Empresas inteligentes percorrem dois caminhos cruciais para atingir esses objetivos”: primeiro, atrair e reter os melhores talentos.

É fundamental oferecer benefícios e vantagens competitivas. Também é necessário criar um clima organizacional positivo e desenvolver oportunidades de crescimento na carreira, explica.

"O segundo, promover a diversidade e inclusão com foco na inovação, tanto no nível macro quanto no micro, diversidade como um impulsionador da inovação. Reter e engajar talentos leva ao sucesso da empresa." conclui Maitê.

A partir das dicas da Maitê, pudemos refletir ainda mais sobre nosso posicionamento e buscamos reconhecer todas as manifestações de diversidade dentro do alt.bank e investimos em iniciativas que as aproximem cada vez mais de nós, como por exemplo, a divulgação das nossas vagas abertas em espaços inclusivos, como a própria Transempregos.

Cultura acolhedora em nosso escritório

Comprometidos em desenvolver uma cultura diversa  e acolhedora para nossos colaboradores, reconhecemos que a diversidade em todas as suas manifestações deve ser valorizada.

Para isso, é essencial promover igualdade de oportunidades. Nesse sentido, implementamos iniciativas em nossa empresa para tornar nosso ambiente cada vez mais inclusivo.

Estabelecemos metas para aumentar a pluralidade na equipe e indicadores-chave de desempenho específicos para essa questão.

Atualmente, aproximadamente metade de nossos colaboradores no alt.bank pertencem a grupos diversos, e nosso objetivo é aumentar esse número.

Dentre esses grupos, 3% são pessoas transgênero, 28% não se enquadram na heteronormatividade e 47% são mulheres, com 8% delas ocupando cargos de liderança.

Além disso, 4% são estrangeiros e 22% não se identificam como brancos. 

Contamos com um comitê de diversidade composto por representantes de diferentes áreas da empresa, que realizam uma série de iniciativas para conscientização e promoção das ações que trabalhamos.

Neste ano, estamos concentrados em promover a educação sobre a diversidade por meio de palestras e orientações.

Para garantir um ambiente seguro, estabelecemos um canal de denúncias chamado "ouvidinho", onde nossos funcionários têm a liberdade de relatar qualquer tipo de assédio ou comportamento inadequado que os incomode.

Ficamos felizes em dizer que, desde a implementação desse canal, não recebemos nenhuma reclamação, o que demonstra que temos conseguido manter um ambiente respeitoso em nossa empresa.

Além disso, estamos estudando formas de incorporar banheiros inclusivos para garantir o conforto de todos.

Reconhecemos que nada disso é um objetivo final, mas sim uma jornada contínua.

Por isso, buscamos estabelecer métricas de curto, médio e longo prazo para monitorar nosso progresso e ajustar nossas estratégias conforme necessário.

Valorizamos todas as formas de diversidade e acreditamos que criar um ambiente inclusivo e plural é fundamental para o crescimento e sucesso de nossa empresa.

Juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo, onde todos tenham a oportunidade de prosperar.

Autor

Rebeca Lima é jornalista especializada em finanças. Sua paixão é oferecer orientações financeiras de forma simples e acessível. Para isso, dedica-se a estudar sobre economia e gestão de gastos, além de colaborar com o time de conteúdo novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal