Cartão de crédito novucard

Qual é o melhor dia de compras do cartão?

Qual é o melhor dia de compras do cartão?

Intervalo entre a data de fechamento e a data de vencimento permite que você ganhe até 40 dias para pagar uma compra.

Você sabia que pode fazer uma compra hoje no cartão de crédito, parcelada ou à vista, e pagar apenas daqui a 40 dias sem nenhum juro?

Não, esse benefício não é uma exclusividade dos cartões premium, mas sim uma característica de qualquer cartão de crédito e que você deveria aproveitar sempre que possível.

O chamado “melhor dia de compra” varia de acordo com dois fatores: a data de fechamento da fatura do seu cartão de crédito e a data de vencimento. Por isso, o melhor dia varia de usuário para usuário. 

Nesse artigo, vamos explicar o que é e como explorar essa vantagem, além de ajudar você a calcular qual é o melhor dia de compra no seu cartão de crédito.

Melhor dia de compra no cartão de crédito: o que é e como funciona?

Todo cartão de crédito tem uma data de vencimento da fatura. É nesse momento que você paga todas as compras que acumulou durante todo o mês. Esse pagamento é feito a cada 30 dias.

Por exemplo, se a fatura vence no dia 10 de abril, então a próxima vencerá no dia 10 de maio, a seguinte no dia 10 de junho e assim por diante.

Porém, o que talvez você não tenha percebido é que a data de fechamento da fatura não é o dia anterior.

Na verdade, as instituições financeiras costumam fechar a conta e emitir a fatura cerca de 10 dias antes – e é justamente aí que você pode se beneficiar e evitar problemas, como quitar somente o mínimo da fatura.

Na prática, isso significa que uma compra feita no dia 8 de maio, por exemplo, não entrará na contabilidade da fatura que deve ser paga no dia 10 de maio.

Esse intervalo de dois dias é muito pequeno e, portanto, esse valor virá apenas na fatura de 10 de junho, o que garante 2 dias extras para você.

E como calcular o melhor dia de compra no seu cartão de crédito? É simples: observe a data de fechamento da sua fatura.

Em geral, as instituições financeiras trabalham com intervalos entre 8 e 10 dias entre o fechamento e o vencimento.

Sendo assim, em um cenário no qual o intervalo seja de 10 dias, a tabela ficaria assim:

Data de fechamento Data de vencimentoMelhor dia de compra
5156
102011
122213
152516
203021
25526
301031/1
Tabela com exemplos de data de fechamento, data de vencimento e melhor dia de compra no cartão de crédito.

Pegando a primeira linha como exemplo: se a fatura fechou no dia 5 de maio, o melhor dia para compra é no dia 6 de maio.

Isso porque essa compra só será incluída na fatura que vence em 15 de junho.

Portanto, são os 30 dias de praxe mais 10 dias de prazo, sem precisar pagar nada a mais por isso.

Alguns pontos de atenção

Assim como temos o melhor dia para compra no cartão de crédito, há também o pior dia. Ele corresponde ao dia exato de fechamento da fatura.

Observando ainda o nosso exemplo, uma compra feita no dia 5 de maio já será incluída na fatura que vence no dia 15 de maio, o que dará para você um fôlego de apenas 10 dias.

Note que a mesma compra, se feita no dia seguinte, seria paga somente em 15 de junho.

Outro ponto importante a considerar é que o uso do cartão de crédito para compras só faz sentido se você pagar a fatura integralmente e dentro do prazo.

Dessa forma, você evita multas, juros e reduções de limite! 

Por isso, lembre-se de realizar compras conscientes e pensar estrategicamente antes de fazer uma compra.

Ela faz sentido nesse momento? No final do mês, vou pagá-la de forma integral? Se não, talvez seja melhor parcelar no cartão de crédito ou esperar um momento mais adequado.

Além disso, há mais um aspecto ao qual você deve ficar atento. A liberação do limite só ocorre quando você paga a fatura.

Portanto, pode ser que entre a data de fechamento e a data de vencimento você não tenha limite disponível suficiente para fazer compras maiores.

Pensando nisso, a dica é você se programar ao longo do mês para fazer um melhor uso dessa vantagem extra.

Conclusão

Usar o cartão de crédito é comprar de forma inteligente. Diferentemente do que se fala por aí, é mito que o cartão de crédito é nocivo para as suas finanças.

Na verdade, ele é uma ótima ferramenta e oferece uma série de vantagens para quem centraliza todas as compras nele. 

Para quem busca estabilidade financeira, uma das principais dicas no gerenciamento de gastos é usar o cartão de crédito de forma inteligente.

Isso inclui adotar hábitos financeiros saudáveis, o que inclui explorar esses dias a mais para pagar uma compra, mantendo o seu dinheiro aplicado por mais tempo. 

E aí, gostou dessa dica? Para aprender mais sobre como tirar melhor proveito do seu cartão de crédito e economizar, fique ligado no blog do novücard.

Autor

Wikerson Landim é jornalista há mais de 20 anos. Especialista em SEO e contribui com conteúdos sobre finanças para o novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal