Cartão de crédito novucard

Índice de Transparência Financeira: descubra a posição do seu banco

Índice de Transparência Financeira: descubra a posição do seu banco

Publicado em: 10/10/2022

Ebook gratuito apresenta estudo inédito no setor para incentivar a transparência no mercado.

Transparência é um dos valores fundamentais no alt.bank. E justamente o setor bancário, no qual atuamos, é conhecido pela falta de clareza nas informações fornecidas aos clientes, principalmente sobre taxas e tarifas.

Com o objetivo de incentivar a transparência no setor financeiro, o alt.bank reuniu dados públicos das principais instituições do mercado. Bancos, neobancos e outras instituições, e as colocou lado a lado, para que o consumidor possa comparar o que os bancos cobram com o que revelam ao consumidor. 

Assim surgiu o ebook Índice de Transparência do Setor Financeiro no Brasil, uma ferramenta que tem como objetivo ajudar o cliente a fazer as melhores escolhas com seu patrimônio e conta com dados do 2° trimestre de 2022.

E você, gostaria de saber como seu banco se compara aos demais em relação a transparência?

O que você vai encontrar no e-book?

  • Categorias de avaliação (pré-venda e pós-venda)
  • Pontuação das instituições avaliadas
  • Ranqueamento das instituições por categoria

Quais instituições comparamos?

O Índice de Transparência é um projeto idealizado pelo alt.bank com o objetivo de tornar o sistema financeiro mais justo. Para isso, foi realizada uma pesquisa com dados de domínio público de 17 instituições que ofertam produtos de crédito no mercado, entre elas estão:

 6 bancos privados:

  • Banco BV
  • Banco Itaú Unibanco
  • Banco Bradesco
  • Banco Santander
  • Banco Safra
  • Banco Cetelem

 4 bancos públicos:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Nordeste do Brasil
  • Banco do Brasil
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul

5 neobancos:

  • C6 Bank
  • Banco PAN
  • Nubank
  • Banco Inter
  • Banco Original

 2 instituições financeiras:

  • Crefisa 
  • Omni

Acreditamos que os bancos, neobancos e instituições devem oferecer crédito de forma consciente, com produtos contendo juros justos, que te ajudem a se educar financeiramente e evitem que você se endivide. 

Dessa forma, fica muito mais fácil prosperar financeiramente contando com crédito justo e transparente.

Como o índice é calculado?

A pesquisa leva em consideração 2 categorias: a pré e a pós-venda.

Na pré-venda avaliamos as informações fornecidas. Já, na pós, levamos em consideração as reclamações feitas às instituições e como são tratadas. 

Na categoria de pré-venda são utilizadas 3 subcategorias, são elas: 

  1. Facilidade para encontrar taxas, onde avaliamos quão fácil é encontrar informações sobre taxas a partir da página inicial do site das instituições. 
  2. A clareza na descrição de taxas, onde são vistas quão claras são as taxas disponíveis nos sites. 
  3. Por último, a precisão das taxas anunciadas, onde pesquisamos quão diferentes são as taxas anunciadas e as praticadas pelos bancos e instituições financeiras. 

Já na categoria de pós-venda, são utilizados 2 critérios:

  1. O índice de reclamações do Banco Central, levando em consideração quão bem avaliada é a instituição junto ao BACEN em tópicos relacionados à transparência.
  2. A pontuação do Reclame Aqui, que avalia as reclamações atendidas e solucionadas com o objetivo de observar o nível de preocupação das instituições em resolver os problemas apresentados.

Principais conclusões

Com o resultado do índice de transparência podemos perceber que o setor financeiro ainda precisa desenvolver melhor os aspectos que influenciam esse fator perante os clientes. 

Com o fortalecimento das fintechs, conhecidas pela inovação, a concorrência pelos produtos de crédito apenas aumenta, o que pode ser um bom sinal para a transparência do setor. 

Afinal, com mais opções e informações você é capaz de se educar financeiramente e realizar escolhas baseadas em suas próprias pesquisas.

Está curioso para descobrir qual a pontuação do seu banco no índice de transparência?

Aqui vai uma dica: as instituições com boa pontuação em pré-venda são bem diferentes das com boa pontuação no pós-venda. Então, vale a pena conferir o ranqueamento por categoria e comparar as diferentes instituições. 

Para saber a classificação específica das empresas avaliadas, baixe gratuitamente o Índice de Transparência do Setor Financeiro no Brasil abaixo. 

Boa leitura!

Clique aqui e baixe o Índice de Transparência do Setor Financeiro no Brasil

Para ter acesso à segunda edição do Índice de Transparência do Setor Financeiro no Brasil, baixe aqui a edição referente ao terceiro trimestre de 2022.

Outras informações sobre o Índice de Transparência envie um e-mail para [email protected]

Autor

Rebeca Lima é jornalista especializada em finanças. Sua paixão é oferecer orientações financeiras de forma simples e acessível. Para isso, dedica-se a estudar sobre economia e gestão de gastos, além de colaborar com o time de conteúdo novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal