Cartão de crédito novucard

Boleto falso: 5 dicas para identificar e se proteger

Boleto falso: 5 dicas para identificar e se proteger

Você conhece o golpe do boleto falso? Os golpistas estão cada vez mais criativos e, como consequência, o número de vítimas não para de crescer. 

Segundo uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, cerca de 30% dos brasileiros já caíram em golpes no país. Para evitar fazer parte desse número, é importante se manter atento.

Para te auxiliar, buscamos os conselhos de uma especialista. Conversamos com a Nathalia Sorregotti, supervisora de riscos e fraudes do alt.bank, e separamos 5 dicas para ajudar você a identificar um boleto falso, se proteger seu cartão de crédito dessa fraude e não ser mais uma vítima.

Como saber se o boleto é falso?

1. Fique atento a valores fora do comum

Se você tem um bom planejamento financeiro, provavelmente vai estranhar se um boleto chegar na sua caixa de e-mail ou SMS do nada para você pagar. 

Mas, pode acontecer da cobrança chegar como um boleto que você já está acostumado, com o mesmo valor ou até mesmo com um valor diferente do habitual, diz Nathalia. 

Nesses casos, a especialista afirma que é necessário redobrar a atenção. Ao se deparar com valores diferentes do habitual, desconfie. A melhor opção nessa situação é entrar em contato com a instituição responsável pela cobrança e confirmar os valores a pagar, para poder proteger .

2. Atenção aos dados dos boletos bancários

Confira com atenção os dados do boleto. Verifique se o documento tem todos os dados do emissor - a empresa ou pessoa que emitiu o boleto - e do pagador, no caso, você. 

Se ainda restar dúvidas, pesquise o CNPJ da empresa na internet. Essas informações são fáceis de encontrar e podem te ajudar a prevenir um prejuízo, recomenda Nathalia.  

Erros de português, desalinhamento e fontes diferentes também são bem comuns em boletos falsificados, por isso, fique atento e se notar um deslize na ortografia pode desconfiar.

3. Verifique o código de barras

Em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparecem exatamente iguais em dois locais do documento: na parte superior e na parte inferior. 

Os 3 primeiros números do código são referentes ao banco do beneficiário, aquele que emitiu o boleto, e você consegue conferir essa informação na internet. Cada instituição financeira adota um número diferente, por isso esteja sempre atento à essa informação!

Nos boletos do alt.bank e na fatura do novücard, os 3 primeiros números sempre serão 753.

4. Verifique se todos os dados batem na hora de pagar o boleto

Quando for fazer o pagamento do boleto, confira se todos os dados escritos aparecem da mesma forma na tela de pagamento. O nome do beneficiário, valor e data de vencimento devem estar idênticos ao que está no boleto!

5. Desconfie de boletos repentinos que chegam por email ou SMS

As empresas normalmente têm um dia fixo estabelecido para o envio de boletos de cobrança e, por muitas vezes, o próprio cliente pode escolher essa data. 

Se em algum momento você receber uma segunda via de boleto que não tenha sido solicitada por e-mail, mensagem, SMS ou WhatsApp, pode ser que seja uma fraude como o golpe do boleto falso!

Nunca confie em documentos de cobrança enviados sem solicitação em datas diferentes daquelas combinadas.

O que fazer quando suspeitar que o boleto é falso?

Se notar algo diferente ao conferir as informações do boleto ou iniciar o pagamento e verificar que o beneficiário não é o mesmo, interrompa a transação e entre em contato com o emissor do documento para confirmar se este realmente foi emitido por ele.

Para ficar mais seguro, peça uma segunda via, assim, você garante que o documento é realmente válido e evita ser mais uma vítima do golpe do boleto - recomenda Nathalia.

Pessoa calculando os valores dos boletos
Sempre confira os valores antes de pagar as suas contas, assim, fica mais fácil identificar um boleto falso

Paguei um boleto falso, o que fazer?

Antes de mais nada, não entre em pânico! Erros acontecem o tempo todo e pode ser que esse possa ser revertido. 

Se percebeu que foi vítima do golpe do boleto falso, procure imediatamente a instituição que emitiu o boleto, junte todos os dados possíveis e faça um boletim de ocorrência. 

Não esqueça de procurar a sua instituição bancária para informar o ocorrido já que o processo de recuperação dos valores é feito por ela, lembra Nathalia.

É aconselhável que você fale com um advogado também, eles podem ser um bom meio para reaver o dinheiro pago! Muitas vezes é possível rastrear os criminosos ou ainda bloquear a conta de onde será faturado o boleto.

Depois que muitas instituições tiveram os dados dos seus clientes vazados, esse tipo de golpe tornou-se cada vez mais comum. Mas o judiciário tem entendido que os bancos devem ser responsabilizados uma vez que os golpistas tiveram acesso aos dados dos contratos para a aplicação desses golpes.

Cuidados com a sua fatura novücard 

As primeiras faturas do novücard já foram emitidas e enviadas para os respectivos clientes. Você vai recebê-la através do e-mail que utilizou para fazer cadastro no nosso aplicativo! Nós não enviamos boletos não solicitados via SMS ou WhatsApp.

Você também pode encontrar a sua fatura no próprio aplicativo do novücard! Logo abaixo das informações sobre o seu limite de crédito, você encontra o botão “Fatura atual (venc. XX/XX)” que te direciona para a tela da fatura detalhada, onde estão listados todos os gastos feitos no seu cartão de crédito naquele mês.

As recomendações da Nathalia são: se você receber algum documento não solicitado através das redes sociais, SMS, WhatsApp ou qualquer outro meio, em nome do alt.bank ou novücard, entre em contato com a nossa equipe de Customer Experience, o nosso CX, para reportar e tomarmos as medidas cabíveis.

Atenção, nós não fazemos ligações e solicitamos pagamento de boleto via pix, o email cadastrado é nosso canal oficial de envio de fatura.

Conclusão 

Esquivar-se de golpes e fraudes na internet pode ser um desafio, mas não é impossível! É preciso manter-se sempre atento e preparado para essas abordagens, inclusive para se prevenir de golpes no cartão de crédito e fraudes pelo Whatsapp. E se você seguir as dicas que listamos aqui, as chances de você cair no golpe do boleto falso são mínimas! 

Se quiser mais dicas como essas, visite o blog do novücard. Buscamos sempre trazer novas informações para ajudar nossos clientes a planejarem a sua vida financeira e evitar golpes e fraudes como esse.

Autor

Rebeca Lima é jornalista especializada em finanças. Sua paixão é oferecer orientações financeiras de forma simples e acessível. Para isso, dedica-se a estudar sobre economia e gestão de gastos, além de colaborar com o time de conteúdo novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal