Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

Cheque Especial

Avatar photo

O que é cheque especial?

O cheque especial é um limite de crédito liberado na conta corrente e pode ser usado de forma automática quando seu saldo é insuficiente para quitar algum débito.

Mas, para que isso aconteça, é preciso confirmar previamente com o banco se existe um limite disponível para utilização.

Como funciona o cheque especial?

O cheque especial funciona como um crédito liberado pelo banco e idealmente deve ser usado de forma emergencial, quando você precisa fazer algum pagamento ou saque e o seu saldo não é suficiente. Isso porque os bancos normalmente cobram juros elevados para esse tipo de serviço. 

Quais são os juros do cheque especial?

O Banco Central (BC) faz um levantamento com todos os bancos para ter uma média dos juros cobrados pelo cheque especial. De acordo com dados do mês de setembro de 2023, a taxa de juros alcançava a máxima de 217,88% ao ano.

Os juros podem variar de um banco para outro, por isso é aconselhável verificar com sua instituição financeira quais são as taxas aplicadas para esse serviço. 

O cheque especial é conhecido por suas taxas elevadas, portanto, é importante tomar precauções ao usá-lo para evitar dívidas excessivas.

Vale a pena usar o cheque especial?

O cheque especial é um dos tipos de crédito mais caros que existem, ao lado do rotativo do cartão. Por isso, seu uso pode provocar um grande endividamento.

A sua utilização deve ser feita com muito cuidado e até pode valer a pena se você pagar tudo o que deve em poucos dias.

Por exemplo: você precisa fazer um saque urgente hoje, mas só vai receber o salário daqui a 3 dias. Nesse caso, o cheque especial pode ser usado, pois os juros serão proporcionais aos dias que você usou.
Já se você pretende usar por muito tempo, pode não valer a pena porque os juros seriam muito altos. Nesse caso, o ideal é considerar a possibilidade de solicitar um empréstimo com taxas de juros mais baixas, e se for possível, guardar dinheiro mensalmente para evitar situações como essa no futuro.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal