O que é cheque especial?
O cheque especial é um limite de crédito liberado na conta corrente e pode ser usado de forma automática quando seu saldo é insuficiente para quitar algum débito.
Mas, para que isso aconteça, é preciso confirmar previamente com o banco se existe um limite disponível para utilização.
Como funciona o cheque especial?
O cheque especial funciona como um crédito liberado pelo banco e idealmente deve ser usado de forma emergencial, quando você precisa fazer algum pagamento ou saque e o seu saldo não é suficiente.
Em alguns casos específicos, como pagamentos futuros programados, pode ser interessante considerar o uso de cheque pré-datado, garantindo que os fundos estarão disponíveis na data necessária.
Isso porque os bancos normalmente cobram juros elevados do saldo devedor para esse tipo de serviço.
Quais são os juros do cheque especial?
O Banco Central (BC) faz um levantamento com todos os bancos para ter uma média dos juros cobrados pelo cheque especial. De acordo com dados do mês de setembro de 2023, a taxa de juros alcançava a máxima de 217,88% ao ano.
Os juros podem variar de um banco para outro, por isso é aconselhável verificar com sua instituição financeira quais são as taxas aplicadas para esse serviço.
O cheque especial é conhecido por suas taxas elevadas, portanto, é importante tomar precauções ao usá-lo para evitar dívidas excessivas.
Vale a pena usar o cheque especial?
O cheque especial é um dos tipos de crédito mais caros que existem, ao lado do rotativo do cartão. Por isso, seu uso pode provocar um grande endividamento.
A sua utilização deve ser feita com muito cuidado e até pode valer a pena se você pagar tudo o que deve em poucos dias.
Por exemplo: você precisa fazer um saque urgente hoje, mas só vai receber o salário daqui a 3 dias. Nesse caso, o cheque especial pode ser usado, pois os juros serão proporcionais aos dias que você usou.
Já se você pretende usar por muito tempo, pode não valer a pena porque os juros seriam muito altos. Nesse caso, o ideal é considerar a possibilidade de solicitar um empréstimo com taxas de juros mais baixas, e se for possível, guardar dinheiro mensalmente para evitar situações como essa no futuro.