O que é score?
O score é uma nota calculada por birôs de crédito como SPC e Serasa, que vai de zero até mil e serve para avaliar o perfil financeiro dos consumidores, indicando a sua probabilidade de atrasar ou deixar de pagar alguma conta.
Apesar de todos os mitos sobre score, ele funciona de forma bem simples.
Antes de liberar o crédito, algumas empresas consultam a pontuação do cliente e conseguem avaliar de maneira mais simples e rápida o perfil de pagamento de cada pessoa e possíveis restrições cadastrais.
Com base nestas informações, as empresas podem decidir se aprovam o crédito e qual será a taxa de juros cobrada na operação.
Como funciona o score de crédito?
O score funciona como um indicador de perfil financeiro baseado no seu histórico de crédito e pagamentos.
Em outras palavras, isso significa que os valores de todos os créditos que estão em seu nome, como o financiamento que você pegou para comprar sua casa e suas compras pagas com cartão de crédito, são levados em consideração para criar sua pontuação.
Se você tem o costume de pagar tudo em dia, não tem o nome sujo e possui créditos vinculados ao seu CPF, a tendência é que a sua pontuação seja mais elevada.
Como o score é calculado?
A nota é calculada com base em uma série de informações disponíveis sobre a movimentação financeira.
Entre as principais estão o histórico de crédito do consumidor, dados sobre restrições em seu CPF – ou seja, se ele tem ou já teve o nome sujo -, e também o cadastro positivo, que mostra os hábitos de pagamento do consumidor.
Após o cruzamento de todas as informações, os birôs de crédito utilizam um sistema de cálculo que emite a pontuação de cada pessoa de acordo com o seu perfil.
A tabela é definida da seguinte maneira:
- Mais que 700 pontos: é considerado um risco baixo de inadimplência
- Entre 300 e 700 pontos: é considerado um risco médio de inadimplência
- Menos que 300 pontos: é considerado um alto risco de inadimplência
Como melhorar o score sendo negativado?
De acordo com os próprios birôs de crédito, um dos principais inimigos de uma boa pontuação é o nome negativado.
A forma exata como a nota é calculada não é divulgada. Mas os birôs deixam claro que o nome sujo impacta diretamente na pontuação e atua com um grande peso para mantê-la em níveis baixos.
Para aumentar o score, limpar o nome é o primeiro passo.
Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas.
Essa deve ser a sua prioridade, já que é algo essencial para conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu perfil financeiro.