Cartão de crédito novucard

A importância da educação financeira

Avatar photo
A importância da educação financeira

Veja aqui como a educação financeira pode mudar a sua vida e te ajudar com um futuro mais tranquilo para você e sua família.

Antes de falarmos sobre educação financeira, vale a pena parar e pensar: quanto dinheiro você teria disponível hoje se tivesse economizado desde que começou a trabalhar? 

Talvez fosse um valor considerável, suficiente para abrir um negócio, fazer novos investimentos ou, quem sabe, a viagem dos sonhos. 

Isso nos faz pensar em como a educação financeira ainda é um tema ainda pouco abordado no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) definiu que esse deve ser um tema obrigatório nas escolas. No entanto, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ainda não foram atualizadas.

Mas, já que você está aqui, vamos falar um pouco sobre isso? Continue a leitura para entender sobre educação financeira.

O que é Educação Financeira?

A educação financeira pode ser entendida como uma série de habilidades sobre orçamento pessoal, investimentos diversos, gestão de dívidas, planejamento financeiro, planos para aposentadoria e etc. 

Vale levar em consideração que não se trata apenas de acumular riqueza e ter mais dinheiro, mas criar uma base sólida para o bem-estar econômico a longo prazo.

Pensando nisso, compreender os juros compostos também é parte importante do processo de educação financeira. Isso porque estamos falando de algo que pode te ajudar a tomar decisões informadas e evitar armadilhas que podem comprometer o futuro.

Caso você já tenha uma certa autonomia, a educação financeira é a ferramenta que garante mais sustentabilidade. É sobre saber exatamente para onde seu dinheiro está indo, como ele pode trabalhar para você e como se proteger de potenciais problemas. 

Benefícios da Educação Financeira

Imagine você, aos 30 e poucos anos, finalmente sentindo que tem o controle do seu próprio dinheiro? Podemos descrever esse sentimento como o superpoder da liberdade financeira.

A seguir, vamos explorar alguns dos incríveis benefícios que isso pode trazer para a sua vida.

Empoderamento

Empoderamento financeiro, nesse caso, diz respeito a sensação de saber exatamente o que fazer sempre que olhar para suas finanças, entendendo ganhos e gastos. 

Isso porque quando você entende como seu dinheiro funciona, ganha mais confiança para fazer as melhores escolhas, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Além de reduzir preocupações, novas habilidades na aŕea da educação financeira podem transformar a maneira como você encara os desafios financeiros.

Melhor tomada de decisões

Saber tomar melhores decisões é, com certeza, um dos benefícios de ter acesso a educação financeira. 

Por exemplo, saber onde e como investir, escolher o melhor momento para comprar uma casa ou simplesmente conseguir gerenciar os gastos diários com sucesso. 

Além disso, compreender os riscos e as recompensas de cada decisão permite que você tome decisões estratégicas. É como jogar xadrez com o pŕoprio dinheiro, pensando sempre alguns passos à frente.

Gestão e prevenção de dívidas

As dívidas podem se tornar um pesadelo, mas, com o conhecimento certo, você pode aprender a domá-las. Por isso, é sempre bom saber o básico sobre as taxas de juros e como evitar dívidas no cartão de crédito.

Assim, no momento em que for necessário enfrentar taxas abusivas, você conseguirá agir com senso crítico. E, ainda melhor, aprenderá a administrar orçamentos descontrolados para sua conta ficar sempre no azul.

Proteção contra fraudes e golpes

Nos dias de hoje, as fraudes e golpes financeiros são uma ameaça constante e todos têm receio de cair em uma armadilha. 

Pensando nisso, o aprendizado de educação financeira te permite reconhecer sinais de alerta, proteger informações pessoais e ainda manter você longe de golpes.

Principais conceitos

Agora, vamos te ajudar com alguns conceitos importantes presentes na educação financeira.

Orçamento pessoal

Vamos começar pelo principal: o orçamento. Criar um orçamento é uma das maneiras mais simples e eficazes de controlar gastos, fazer pequenas economias e até realizar investimentos.

Poupança e investimentos

Todos sabemos da importância de guardar dinheiro, mas a educação financeira é muito mais que isso. Não basta poupar, é preciso fazer o dinheiro render e te ajudar. Podemos ver o investimento como uma forma de multiplicação do seu dinheiro.

Colocar recursos em ações, títulos ou imóveis pode trazer retornos significativos com o tempo. Por isso, aprender sobre risco, retorno e diversificação abre portas para um um futuro financeiro mais próspero.

Gestão de dívidas

O conhecimento em gestão de dívidas inclui saber como o crédito funciona, calcular taxas de juros, interpretar termos de empréstimos e a capacidade de receber boas ofertas de créditos de acordo com a sua pontuação.

Afinal de contas, saber gerenciar e reduzir suas dívidas de maneira estratégica é uma habilidade importante para evitar danos financeiros.

Planejamento para aposentadoria

Planejar a aposentadoria é um tipo de educação financeira específico para assegurar a sua qualidade de vida na velhice. Isso pode parecer algo algo distante agora, mas, o tempo passa. 

Principais desafios

Agora que você já está familiarizado com o assunto, confira abaixo alguns dos desafios da educação financeira e como vencê-los.

Falta de conhecimento

Um dos maiores desafios na educação financeira é a falta de conhecimento. Muitas pessoas nunca tiveram acesso a informações claras e práticas sobre como gerenciar seu próprio dinheiro. 

Sendo assim, fica difícil se organizar financeiramente sem nem saber por onde começar. Aprendendo sobre educação financeira, é possível entender, planejar e até investir.

Mas, para isso, é necessário buscar aprender mais sobre o assunto. Atualmente, existem muitos recursos disponíveis, desde livros e blogs até cursos online gratuitos.

Além disso, conversar com amigos ou familiares que já têm um bom controle financeiro pode ser muito útil. O importante é você não ter medo de perguntar e estar disposto a aprender.

Consumo impulsivo

Uma compra por impulso significa que não é planejada, ou seja, não houve reflexão sobre a necessidade daquele item ou pesquisa de preço. 

Por isso, quando for tomar decisões de compra, é útil pensar na diferença entre um desejo e uma necessidade.

Uma necessidade é algo essencial para a sua vida, como comida e moradia. Mas pode incluir outras coisas importantes: material escolar, móveis, produtos de higiene e assim por diante.

Do outro lado, existe o desejo, que é algo que você gostaria de ter, mas não é essencial para sua sobrevivência. Nem todos os desejos são compras por impulso, mas se a maioria delas é feita sem pensar e seu dinheiro está sempre acabando, pode ser hora de reavaliar hábitos.

Uma maneira simples de começar a economizar dinheiro é fazer uma lista antes de ir às compras. 

Isso porque ir ao supermercado, shopping ou até mesmo ver lojas online se torna mais fácil e seguro com um plano em mãos. Dessa forma, as únicas compras feitas são aquelas que cabem no seu orçamento.

Cultura e hábitos financeiros

Outro desafio comum é a influência da cultura e dos hábitos financeiros que aprendemos ao longo da vida. 

Muitas vezes, crescemos vendo nossos pais ou amigos lidando com o dinheiro do jeito deles e acabamos reproduzindo as mesmas ações, mesmo que não sejam as mais seguras para seu bolso.

A primeira coisa a fazer é refletir e, depois, identificar o que pode ser melhorado. Para isso, faça um esforço consciente para gastar menos em compras por impulso e tente poupar uma parte do seu salário todos os meses. 

Lembre-se que a mudança não acontece da noite para o dia, mas com persistência e vontade, é possível transformar a forma de lidar com o dinheiro.

A Educação Financeira nas escolas

Como mencionamos, a educação financeira ainda não é trabalhada na maioria das escolas. Para você ter uma ideia do quanto a falta dela pode ser prejudicial, a cada dez brasileiros, oito não sabem controlar as despesas.

Nesse exato momento, milhões de brasileiros estão com alguma dívida por diversos motivos, mas também por falta de organização e planejamento. 

Ao ler esse artigo, você já está começando a mudar essa realidade.

Ferramentas e Recursos

Com a expansão da internet, o número de materiais gratuitos sobre qualquer assunto aumentou muito, e com a educação financeira isso não é diferente.

Há muitos materiais gratuitos na internet, mas lembre-se de consumir e seguir apenas conteúdo de qualidade e de fontes confiáveis. 

O canal da novücard no YouTube oferece diversas dicas de educação financeira, como: conciliar gastos pessoais com o negócio, o que fazer se o seu cartão for clonado, como gerenciar seu salário e muito mais. 

Livros e blogs

Se você prefere ler, há vários bons livros excelentes sobre educação financeira. Um dos mais populares é Como Organizar sua Vida Financeira, do especialista em finanças Gustavo Cerbasi.

Nesses conteúdos, você pode encontrar informações valiosas sobre a melhor maneira de administrar as dívidas, como fazer a declaração do imposto de renda, como usar o crédito a seu favor, entre outras.

Inclusive, o próprio Ministério da Fazenda oferece cursos de finanças pessoais, educação para consumidores, planejamento para "desenrolar as dívidas" e outros materiais úteis para os interessados no tema.

Outras ferramentas

Um dos aplicativos mais famosos para organização das finanças é o Mobills. Esse app organiza receitas e despesas de forma clara e acessível, além de permitir que você categorize os gastos.

Ah, você sabia que a novücard lançou ferramentas gratuitas específicas para te ajudar com a organização do seu dinheiro? Com elas, você consegue calcular melhor data de compras, acessar planilha para orçamento familiar e muito mais!

O começo da sua jornada

Este é apenas o começo da sua jornada com o aprendizado sobre educação financeira. Mas, tenho certeza que você já entendeu que se trata de algo muito importante para nossas vidas, certo?

Quando você se capacita para tomar decisões informadas e bem pensadas, fica menos propenso a impulsos e com maior possibilidade de economizar e maximizar seus recursos. 

A educação financeira transforma a maneira como você lida com o dinheiro.
Continue de olho em nossos conteúdos e redes sociais para acessar informações de qualidade e muitas dicas úteis sobre finanças e educação financeira.

Avatar photo
Autor

Leticia é jornalista, copywriter e apaixonada por tecnologia. Estuda e escreve sobre economia, finanças e tecnologia.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal