Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

8 livros de educação financeira para o seu dia a dia

8 livros de educação financeira para o seu dia a dia

Confira uma seleção especial com livros sobre finanças e dicas de investimento para você aperfeiçoar seu conhecimento e fazer o dinheiro render mais.

Educação nunca é demais, e quando se trata de aprender sobre finanças, quanto maior for o seu conhecimento, provavelmente melhores serão os seus resultados. A educação financeira é uma das principais maneiras de manter o equilíbrio entre os gastos do dia a dia e os investimentos para o seu futuro.

Toda forma de aprendizado é válida. Desde cursos e livros, passando pelo contato com pessoas mais experientes do mercado, e os textos com dicas que você encontra aqui no blog do novücard, tudo contribui para que você administre a sua vida financeira de maneira mais inteligente.

Continue com a gente para entender qual é a importância de se aprofundar no tema da educação financeira, e confira as sugestões de livros valiosos que trouxemos. Com certeza eles te darão mais conhecimento para alcançar o sucesso financeiro.

Qual é a relação entre educação e estabilidade financeira?

Infelizmente, o número de jovens inadimplentes no país tem crescido nos últimos anos. Dados do SPC Brasil apontam que 75% das pessoas com idade entre 18 e 30 anos não fazem controle dos seus gastos.

Na maioria das vezes, aqueles que não se preocupam com as finanças acabam tendo problemas financeiros. A falta de conhecimento sobre o assunto, mesmo em se tratando de conceitos básicos, ainda faz com que muita gente perca dinheiro e passe por períodos de turbulência.

Em outras palavras, são exceções os casos em que pessoas que não se preocupam com suas finanças não tenham problemas financeiros. Não se aprofundar sobre o tema, ainda que estejamos falando de conceitos básicos, ainda é um empecilho para que muitos possam ter uma vida mais estável do ponto de vista financeiro e criem hábitos financeiros mais saudáveis.

8 livros sobre finanças que podem mudar sua vida

Uma das ferramentas mais poderosas para aprender sobre finanças são os livros.

Acessíveis e, muitas vezes, escritos em linguagem bastante amigável, eles fornecem insights e dicas de hábitos financeiros que você pode usar para aumentar o seu patrimônio e ter mais controle do seu dinheiro.

Preparamos aqui uma seleção com alguns dos livros que você deveria considerar ter na sua biblioteca. Certamente, seu pensamento sobre gestão de finanças será outro depois de ler cada um deles.

1. Finanças Pessoais: O que fazer com meu dinheiro? – de Marcia Dessen

Capa do livro - Finanças Pessoais O que fazer com meu dinheiro de Marcia Dessen

Para quem busca informações práticas sobre como organizar as finanças pessoais, controlar as despesas ou investir e alcançar estabilidade financeira, o livro de Marcia Dessen é um prato cheio. 

A obra tem um texto simples e objetivo, de fácil entendimento, que ajuda o leitor a entender o valor dos recursos e como usá-los da melhor maneira possível. Se você está inseguro com relação a como começar a investir, o livro será um ótimo ponto de partida em busca de uma vida mais confortável.

2. Dinheiro: Os segredos de quem tem – de Gustavo Cerbasi

Capa do livro - Dinheiro Os segredos de quem tem Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um dos autores mais respeitados do mercado financeiro, especialmente em razão da maneira didática com que consegue ensinar conceitos importantes de finanças

No livro, o autor explora diferentes aspectos do universo financeiro, desde investimentos até a maneira de construir um patrimônio sólido sem renunciar à qualidade de vida. Reveja seu planejamento financeiro e faça seu dinheiro trabalhar por você com a orientação deste livro.

3. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – de Gustavo Cerbasi

Capa do livro - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos de Gustavo Cerbasi

Considerado um dos maiores best sellers de finanças do mercado editorial brasileiro, o livro de Gustavo Cerbasi aborda o planejamento financeiro sob a ótica dos casais.

Ele fala sobre a importância de unir forças para planejar o futuro em conjunto, desde a divisão de despesas até as metas financeiras que o casal pode estabelecer para poupar e realizar sonhos. A importância da parceria financeira em relacionamentos é um aspecto-chave aqui.

4. Seu Sonho Tem Futuro – de Candice Pascoal

Capa do livro - Seu Sonho Tem Futuro de Candice Pascoal

Muitas pessoas têm sonhos e não sabem como os transformar em realidade. É normal que sintamos uma certa insegurança antes de começar um novo negócio – e se o conhecimento sobre finanças for limitado, ainda pior. 

Em “Seu Sonho Tem Futuro”, Candice Pascoal mostra como o planejamento financeiro pode contribuir para uma vida mais confortável e com menos preocupações.

5. Mindset: A nova psicologia do sucesso – de Carol S. Dweck

Capa do livro - Mindset A nova psicologia do sucesso de Carol S. Dweck

Carol S. Dweck é uma psicóloga norte-americana especialista em sucesso e motivação. Neste livro, ela aponta como a atitude mental, ou seja, a maneira como encaramos a vida é essencial para termos sucesso em nossas ações. 

Para quem está reorganizando as finanças, esses insights são valiosos e vão ajudar você a adotar uma mentalidade de crescimento.

6. O Valor do Amanhã – de Eduardo Gianetti

Capa do livro - O Valor do Amanhã de Eduardo Gianetti

A relação entre o tempo e o valor econômico é o tema principal deste livro, que discute como as decisões financeiras que tomamos hoje afetam não apenas o nosso presente, mas também o futuro.

A partir dessa linha de raciocínio, Gianetti aborda o consumo consciente, a importância do planejamento financeiro de longo prazo e até mesmo como escolhas simples que fazemos são capazes de impactar a economia como um todo.

7. A Arte da Felicidade: Um manual para a vida – de Dalai Lama e Howard C. Cutler

Capa do livro - A Arte da Felicidade Um manual para a vida de Dalai Lama e Howard C. Cutler

Tomando como base mais de 2,5 mil anos de meditações budistas, Dalai Lama aborda aqui a importância da compaixão, do autocuidado e de como transformar desafios em oportunidades de crescimento. 

Ainda que o tema não seja diretamente as finanças, ao repensar seus valores, suas perspectivas para o futuro e encontrar aquilo que o faz feliz, certamente ficará mais fácil tomar decisões com relação ao seu futuro.

8. Separe uma verba para ser feliz - de Mauro Calil

Capa do livro - Separe uma verba para ser feliz de Mauro Calil

Independentemente da sua idade, nunca é cedo demais para começar a planejar o futuro, especialmente a aposentadoria

Neste livro o autor descreve algumas estratégias importantes para pessoas que desejam poupar a partir de hoje, para garantir um futuro com maior tranquilidade financeira.

Ao longo da leitura, Calil ensina o método FAST, uma sigla formada pelas iniciais de quatro verbos que lhe darão maior conhecimento para aumentar seu patrimônio: fazer, antever, salvar e turbinar.

Vale a leitura para quem está quer se planejar melhor e ter maior controle sobre sua renda.

Por que se educar financeiramente é importante?

Não se trata de ler livros e decorar regras ou ter acesso a fórmulas milagrosas de como ganhar dinheiro e ficar rico. Quando aumentamos o nosso conhecimento sobre finanças, aprendemos a reconhecer melhor as oportunidades que surgem e fazemos escolhas mais inteligentes. 

Além de refletir sobre seu estilo de vida, você passa a contemplar as finanças sob o ponto de vista das suas expectativas para o futuro. 

Planejamento, conhecimento e ação são essenciais para se obter os melhores resultados e dificilmente você vai alcançar tudo que almeja se contar apenas com a sorte.

Conclusão

Quanto mais você sabe sobre finanças, maiores são as chances de você tomar decisões mais acertadas sobre o que fazer com o seu dinheiro. Independentemente de poupar mais ou menos, o importante aqui é buscar o equilíbrio: manter um padrão de vida confortável e, ao mesmo tempo, garantir que o futuro será mais tranquilo.

A estabilidade financeira, diferentemente do que se possa imaginar, não significa acumular muito dinheiro, mas sim ter condições suficientes de manter uma vida confortável sem maiores preocupações. 

Esperamos que os livros sugeridos aqui possam ser ótimas companhias em sua jornada em busca de conhecimento sobre finanças. E, claro: sempre que você precisar, acesse o blog do novücard para conhecer dicas e estratégias para lidar de maneira inteligente com o seu dinheiro.

Autor

Wikerson Landim é jornalista há mais de 20 anos. Especialista em SEO e contribui com conteúdos sobre finanças para o novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal