Cartão de crédito novucard

FGC - Fundo Garantidor de Crédito: O que é e porque ele é importante?

FGC - Fundo Garantidor de Crédito: O que é e porque ele é importante?

Você sabe o que é o Fundo Garantidor de Crédito? O FGC é um fundo que funciona como garantia do seu patrimônio caso a instituição financeira que cuida do seu dinheiro acabe tendo problemas financeiros. 

Existem uma série de regras e restrições para cada caso, mas basicamente ele é uma espécie de seguro, assim como o seguro de vida, seguro de carros e o de casas - só que do seu dinheiro!

Segundo as estatísticas do FGC, em 2021 foram 2.103 clientes indenizados e 4.202.762 de pessoas ao todo que já foram pagas pelo Fundo Garantidor desde 1996. É muita gente, né? 

Continue lendo para entender melhor como o FGC funciona e porque ele pode ser um ótimo diferencial para o seu dinheiro.

O que é Fundo Garantidor de Crédito?

O Fundo Garantidor de Crédito é uma instituição privada e sem fins lucrativos. Ele foi criado em 1995 com a intenção de proteger os investidores que colocam o seu dinheiro em bancos e instituições associadas ao FGC na esfera financeira nacional e contra crises bancárias.

Para que serve o FGC?

De forma simplificada, o Fundo Garantidor de Crédito é uma garantia que os clientes têm de que irão conseguir recuperar o seu patrimônio em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial.   

O FGC também existe para proteger as instituições financeiras, isso porque além de atuar na proteção dos investimentos dos clientes, eles também podem disponibilizar uma quantia monetária para os bancos evitarem grandes crises financeiras. 

Além de diminuir as preocupações com a instabilidade do sistema econômico nacional, o FGC é um diferencial que muitos investidores conservadores levam em consideração antes de aplicar as suas finanças em uma determinada instituição por ter um ótimo fator de segurança.

Fundo Garantidor de Créditos: Como funciona?

O início do processo de pedido do Fundo Garantidor de Crédito acontece quando o Banco Central avisa o FGC sobre o encerramento das atividades de um banco ou instituição financeira. 

A seguir, a instituição financeira deve informar os dados de todos os clientes e as quantias que essas pessoas tinham em contas ou investimentos, assim como as rentabilidades previstas, se houverem. 

Então, o FGC solicita para os clientes documentos, como RG e CPF, e novas contas bancárias para depósito. 

Todo o processo de encaminhamento de dados e documentação pode ser feito por aplicativo e o prazo de pagamento, segundo o Fundo Garantidor, é de no máximo 15 dias após o recebimento de todos os documentos e comprovações necessárias.

Moedas protegidas pelo FGC empilhadas

Qual o valor do FGC?

O Fundo Garantidor de Crédito tem como valor máximo de garantia até R$250 mil por CPF ou CNPJ em uma mesma instituição financeira ou banco. 

O FGC também conta com um limite máximo de 1 milhão de reais por CPF ou CNPJ a cada 4 anos. 

Para que o Fundo Garantidor seja mantido, todas as instituições ligadas a ele precisam contribuir com 0,0125% dos depósitos que possuem em caixa e os clientes nunca devem ser cobrados por taxas ou valores extras pela cobertura do FGC.

Atenção: Caso uma instituição cobre algum tipo de pagamento pela garantia do Fundo Garantidor de Crédito, fique atento e realize uma pesquisa confirmando se esse é um local confiável para o seu dinheiro. Os clientes não devem, de forma alguma, pagar qualquer quantia a mais pela proteção desse fundo.

Investimentos garantidos pelo Fundo Garantidor: O que ele cobre? 

Os principais investimentos assegurados pelo FGC são:

  • Cofrinhü (ferramenta do novücard)
  • Depósitos em contas correntes e poupança
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LH (Hipotecárias)
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)

Para ter acesso às instituições cadastradas nesse recurso, basta acessar a página oficial do FGC.

Porque o Fundo Garantidor de Crédito é importante?

O FGC tem a importante missão de vigiar e tentar conter os danos financeiros em caso de uma crise, seja ela nacional ou dentro da instituição associada. 

Ele garante a certeza de que os clientes irão recuperar os seus recursos, dando uma tranquilidade maior para os brasileiros que se sentem inseguros com relação a investimentos mais arriscados. 

O novücard tem garantia do FGC?

Sim! No novücard o seu dinheiro está 100% seguro e pode contar com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito. 

Além de render mais que a poupança, o dinheiro guardado vira Limite cofrinhü que, somado ao Limite Aprovado e ao Limite Bônus, compõe o seu Limite Total e aumenta o seu poder de compra.

Quer saber mais sobre como o novücard funciona? Leia todas as informações sobre o cartão de crédito que está tornando o sistema financeiro mais justo.

Pronto para ter o seu cartão de crédito novücard? Baixe o aplicativo no Google Play ou App Store!

Conclusão

Se você não abre mão de segurança quando se fala em dinheiro, sempre verifique se a instituição financeira ou banco que você confia o seu dinheiro possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. 

Caso queira continuar aprendendo sobre como proteger e organizar o seu dinheiro, fique de olho no nosso blog. Estamos sempre incluindo novos conteúdos para te ajudar a ter uma vida financeira mais descomplicada e vantajosa. 

Autor

Rebeca Lima é jornalista especializada em finanças. Sua paixão é oferecer orientações financeiras de forma simples e acessível. Para isso, dedica-se a estudar sobre economia e gestão de gastos, além de colaborar com o time de conteúdo novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal