Cartão de crédito novucard

Ganhar dinheiro em 2024: Como encontrar a melhor forma para você?

Ganhar dinheiro em 2024: Como encontrar a melhor forma para você?

Todos os anos temos (ou criamos) uma oportunidade para trilhar novos caminhos rumo ao sucesso financeiro.

Se você tem o desejo de aumentar sua renda e conquistar novas metas, você está no lugar certo. 

Este guia vai oferecer estratégias práticas para ganhar dinheiro de acordo com seu perfil e que não apenas vão impulsionar seus ganhos, mas também irão pavimentar o caminho para um futuro financeiro mais promissor.

Descubra e desenvolva suas habilidades

O primeiro passo é entender e avaliar as habilidades que você já sabe que tem. Muitas vezes, talentos e hobbies que nós temos podem ser transformados em fonte de renda.

Ferramentas online como os famosos testes de personalidade e profissionais podem ser um bom ponto de partida para nortear alguns caminhos que você pode seguir. 

Além disso, aprimoramento contínuo é fundamental. Há uma infinidade de cursos gratuitos ou de baixo custo disponíveis em plataformas como Coursera, Udemy e Khan Academy, que vão desde habilidades técnicas específicas até desenvolvimento pessoal e profissional.

Converse com quem já tem experiência

Interagir com pessoas que trilharam um caminho parecido pode te ajudar a ter inspiração e motivação.

Redes sociais como LinkedIn, grupos do Facebook e fóruns online são excelentes locais para encontrar profissionais do ramo que você deseja empreender. 

Além disso, atente-se sempre à agenda de oficinas e cursos oferecidos pela prefeitura da sua cidade.

Eles normalmente são disponibilizados pela Secretaria da Cultura de cada município e o melhor: são gratuitos e de qualidade!

Esta troca de experiências é muito importante na hora de criar uma rede de contatos, que pode ser muito útil no futuro.

Em entrevista para a Forbes, a autora do livro “Networking Para Quem Não Quer Fazer Networking”, Karen Wickre, explica porquê você deve buscar estas conexões:

Durante toda a vida e em diferentes momentos da nossa carreira, nós precisamos de conselhos e ajuda de pessoas que não conhecemos. São elas que muitas vezes têm as respostas, para o que quer que seja”.

Lembre-se: conversar com quem já tem experiência vai oferecer uma visão realista dos desafios e oportunidades que você terá.

Considere o quanto planeja ganhar e como irá gastar

Um dos passos mais importantes é estruturar um planejamento financeiro e trabalhar para desenvolver melhores hábitos em suas finanças.

Você precisa definir metas claras e alcançáveis de quanto espera ganhar e como planeja gastar ou investir seus ganhos.

Isso não só te assegura de não se comprometer com atividades que não cabem no seu orçamento, como também ajudam a manter suas expectativas realistas.

Então, assim que você decidir em qual atividade deseja focar, faça pesquisas na Internet sobre valores de investimento.

Por exemplo, vamos imaginar que você vai começar a produzir bolos de pote. Para calcular os custos iniciais, considere os seguintes elementos:

  1. Ingredientes: Faça uma lista de todos os ingredientes necessários para as receitas que você pretende fazer. Isso inclui farinha, ovos, açúcar, chocolate, frutas, cremes etc. Pesquise os preços desses itens em supermercados da sua cidade para ter ideia de custo por bolo.
  2. Embalagens: Bolos de pote precisam de embalagens específicas, tampas e etiquetas personalizadas. Verifique os preços em atacadistas e calcule o custo por unidade.
  3. Equipamentos: Caso não tenha, você vai precisar investir em alguns equipamentos básicos de cozinha, como batedeira, formas, panelas e um forno de qualidade.
  4. Custos indiretos: Não se esqueça de incluir os gastos como energia elétrica, gás e água, que podem acabar aumentando com a produção dos bolos.
  5. Marketing e vendas: Planeje como você vai vender. Se for usar as redes sociais, pode precisar de um orçamento para publicidades no Instagram ou Facebook. Também considere o custo de criar um site, caso necessário.
  6. Custos de entrega: Você pretende entregar os bolos? Se sim, precisa calcular os custos de um motoboy ou um valor fixo para entrega. Há também a possibilidade de incluir a taxa de entrega no preço do bolo, algo que pode diminuir esse custo para você.

Após reunir todos estes dados, você terá uma ideia clara de investimento inicial. Em seguida, defina o preço de venda dos bolos de pote, considerando todo o custo e o lucro desejado. 

Uma estratégia comum é aplicar a regra do custo vezes dois ou três para definir o preço e venda, mas isso pode variar dependendo do seu público-alvo.

Existem diversas planilhas de precificação disponíveis na internet, essa também é uma boa solução caso os números não sejam o seu forte.

Além disso, se educar financeiramente lendo livros de finanças ou assistindo a vídeos podem te ajudar a estruturar melhor como lidar com o dinheiro que você vai ganhar.

Apesar de bem específico, esse exemplo que trouxemos se aplica a qualquer área que você deseja explorar para ganhar dinheiro.

É preciso tirar um tempo para pensar em tudo que você vai gastar e assim entender até onde seus ganhos podem chegar.

Prepare-se antes de começar a nova atividade

Antes de mergulhar de cabeça na atividade escolhida, é importante se preparar muito bem.

Além de buscar informações, investir em cursos de vendas ou treinamentos específicos pode ser de grande ajuda, especialmente no início.

Um outro ponto importante que deve ser levado em conta é o seu emprego atual. Caso esteja trabalhando formalmente, avalie se será preciso ou não sair.

Entenda todos os riscos e benefícios que isso poderá trazer para você. Em muitos casos, pode ser necessário iniciar o novo empreendimento em paralelo com o trabalho fixo.

Considere também envolver outras pessoas. Ter uma equipe ou pelo menos algum apoio, especialmente nas fases iniciais do seu projeto, fará uma grande diferença.

Além do suporte emocional, a equipe pode trazer novas perspectivas, afinal duas cabeças pensam melhor do que uma! E, no caso de iniciar um pequeno negócio como MEI (Microempreendedor Individual), é preciso entender o passo a passo legal e todas as burocracias envolvidas.

Abrir um MEI é um processo relativamente simples e pode ser feito online diretamente no site do Governo Federal, mas é preciso ter um entendimento sobre as obrigações fiscais, tributárias e legais envolvidas. Caso precise emitir nota fiscal, consulte as regras do seu município.

É possível ganhar dinheiro em casa?

A ideia de ganhar dinheiro em casa tem se tornado cada vez mais atraente e viável para alcançar maior estabilidade nas finanças.

Há diversas possibilidades para lucrar diretamente do conforto do seu lar, como preparar doces e salgados, montar um brechó de roupas usadas ou criar artesanatos para vender. 

Vamos nos aprofundar em cada uma delas a seguir.

Faça doces e salgados para vender

Fazer doces e salgados para festa são ótimas opções de comércio para ganhar dinheiro no conforto da sua casa.

Uma boa fonte para encontrar receitas populares de doces e salgados são sites como Tudo Gostoso e Panelinha.

Eles oferecem uma variedade de receitas testadas e aprovadas pelos usuários através de avaliações.

Para fazer a divulgação dos seus serviços, utilize o Instagram e o Facebook. Fotos atraentes e stories mostrando o processo de preparação são boas pedidas para criar uma conexão com o público.

Não esqueça de usar hashtags locais e as ferramentas de localização disponíveis para alcançar potenciais clientes na sua área.

Monte um brechó com roupas e acessórios usados

Está acumulando roupas que você nunca usa? Considere fazer um brechó de garagem!

Segundo estudo da Boston Consulting Group, o mercado de itens de moda usados pode crescer de 15% a 20% até 2030, ultrapassando o fast fashion. Então está aí uma boa oportunidade de ganhar dinheiro.

Examine a qualidade do tecido, costura e verifique se há manchas ou danos nas peças.

Marcas conhecidas e peças vintage, que tem mais de 20 anos, podem ter maior valor de revenda.

Compare preços de itens similares em plataformas como OLX e Enjoei para ter uma ideia do valor de mercado.

Faça artesanato para comercializar

Mais de 60% dos municípios brasileiros têm o artesanato como uma das atividades mais relevantes para suas economias.

É o que apontam estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eis aí mais um nicho de empreendimento interessante.

O blog da Bagy, plataforma de E-commerce e lojas virtuais, listou os 13 tipos de artesanatos mais vendidos. Segundo o levantamento, os três principais são:

  • Crochê e tricô
  • Cosméticos artesanais
  • Velas terapêuticas

Plataformas como Shopee, Elo7 e Mercado Livre são ótimas para comercializar artesanatos. Crie descrições detalhadas e fotos de qualidade para destacar seus produtos.

Como ganhar dinheiro na internet em 2024

A internet tem sido um campo fértil de oportunidades de negócios e, à medida que um novo ano se aproxima, as possibilidades se expandem cada vez mais.

Diversos empreendedores estão encontrando maneiras de monetizar suas habilidades e ideias online.

Aqui vamos listar algumas ideias para fazer dinheiro na internet, que incluem a criação de uma loja virtual, o desenvolvimento de sites ou aplicativos e a produção de cursos online.

Essas opções não apenas oferecem flexibilidade, mas permitem que você alcance um público muito maior.

Monte uma lojinha virtual

O E-commerce está ganhando um espaço cada vez maior no Brasil. Pesquisas da NuvemShop apontam que pequenos e médios comércios eletrônicos movimentaram aproximadamente R$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023, um crescimento de 23% em relação ao mesmo período em 2022.

Plataformas como Shopify, WooCommerce, Wix e a própria NuvemShop são opções para você criar sua loja na internet.

Existem várias opções que oferecem esse serviço gratuitamente, porém com algumas limitações. Pesquise e veja a melhor opção para o nicho que deseja focar. 

Para algumas plataformas,você vai precisar considerar preços de servidores para hospedar o site.

Hostinger e HostGator são exemplos de empresas que prestam este tipo de serviço. 

Dica importante: mantenha um controle rigoroso de fluxo de caixa, estoque e finanças da sua loja virtual para evitar que seu negócio quebre. Utilize as redes sociais para manter seus clientes engajados.

Desenvolva sites ou aplicativos

Se você é programador e está em busca de ideias para ganhar dinheiro online, considere se tornar um freelancer para desenvolver sites ou aplicativos.

Crie projetos próprios ou contribua em projetos open source para construir um portfólio. Sites como Freelancer, 99Freelas e Upwork são ótimos para encontrar projetos.

E claro, mantenha-se sempre atualizado, afinal a tecnologia evolui cada vez mais rápido. Plataformas como o Codecademy, Udemy, Alura e Coursera oferecem uma diversidade de cursos de programação.

Crie cursos online

Que tal espalhar conhecimento e gerar renda com isso?

O Hotmart, plataforma especializada em vendas de cursos online, listou as categorias de cursos mais vendidos na internet. São eles:

  1. Finanças e negócios
  2. Ensino e estudo acadêmico
  3. Carreira e desenvolvimento pessoal
  4. Saúde e esportes
  5. Marketing e vendas

Para hospedar seu curso, utilize plataformas como a Udemy, Teachable ou até mesmo a Hotmart.

Além disso, busque estratégias de divulgação para seu curso, como parcerias com influenciadores, por exemplo, e não esqueça de se manter ativo nas redes sociais.

Três moedas de R$1

O que vender para conseguir dinheiro?

Se o seu negócio é vender, há várias opções para explorar. O mercado de vendas oferece uma diversidade de caminhos e produtos.

Você pode preparar marmitas para venda, criar cestas decorativas ou oferecer brindes personalizados. A seguir, traremos mais informações sobre cada um destes nichos.

Caso nenhuma das ideias a seguir se encaixe na sua realidade e/ou habilidade, você pode buscar outras ideias em sites, como o Google Trends, ou em redes sociais, como o Pinterest, para descobrir produtos em alta no momento.

Faça marmitas para vender

A venda de marmitas é um pequeno empreendimento em ascensão. Em 2022, foram abertos quase 80 mil pequenos negócios no ramo de fornecimento de marmitas.

O levantamento foi feito em março de 2023 pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Comece criando um menu semanal e estruture um sistema de produção e entrega. Considere possíveis alergias e preferências alimentares, por exemplo, algumas pessoas são alérgicas a frutos do mar, outras não gostam de feijão, etc.

Para divulgar seu cardápio e receber pedidos, além do Instagram, uma dica é usar a versão para negócios do WhatsApp.

Lá é possível colocar a hora de abertura e fechamento da loja, deixar o cardápio à mostra e personalizar mensagens automáticas.

Não se esqueça de tirar boas fotos das refeições e coletar depoimentos de clientes satisfeitos para ajudar a atrair mais público.

Venda cestas decorativas e sabonetes especiais

Aproveite datas comemorativas para montar cestas decorativas e fazer sabonetes temáticos. 

Pesquise tutoriais no YouTube e monte uma lista dos itens necessários para a fabricação, tanto dos sabonetes quanto das cestas.

É interessante usar embalagens criativas e personalizá-las de acordo com o cliente.

Crie brindes personalizados para comercializar

Brindes personalizados são muito cogitados por empresas, escolas e eventos. Pesquisar e entender mais sobre as necessidades de cada um pode ser um bom começo para você que deseja entrar neste mercado.

Compreender as principais tendências e buscar referências vai ajudar você a ter ideias criativas e atingir seu público-alvo de forma mais certeira.

Pode ser interessante buscar cursos de design e edição, para fornecer produtos mais exclusivos, e investir em equipamentos de qualidade para aumentar seu leque de serviços.

Ganhando dinheiro com baixo investimento

Iniciar um negócio lucrativo não significa necessariamente fazer um grande investimento inicial.

Na verdade, algumas das oportunidades mais promissoras precisam de mais criatividade e habilidade do que capital.

No cenário atual, em que a economia e o mercado de trabalho estão em constante evolução, há uma demanda maior por soluções que sejam econômicas e eficientes.

Uma estratégia para quem deseja empreender com pouco dinheiro é investir em seus próprios conhecimentos, que podem ser transformados em serviços rentáveis.

Isso pode incluir desde consultorias especializadas, passando por serviços personalizados de beleza a domicílio, até reparos e ajustes de roupas, bolsas e sapatos.

Ofereça serviços de consultoria

O mercado de consultoria vem em uma grande crescente, tanto no Brasil quanto no mundo.

Segundo a Mordor Intelligence, empresa indiana de pesquisa de mercado, a Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) do ramo de consultorias deve crescer 4,3% de 2023 a 2028 globalmente. Então, vale a pena investir!

Considere suas habilidades e experiências para definir qual a área que deseja oferecer seus serviços de consultoria. Alguns exemplos: consultoria empresarial, financeira e recursos humanos.

Crie conteúdo online, como artigos e vídeos, para mostrar seus conhecimentos.

Quando terminar um serviço, não se esqueça de pedir depoimentos dos seus clientes para que você possa mostrar credibilidade.

Forneça serviços de beleza e cortes de cabelo à domicílio

Invista em instrumentos básicos, como escovas, tesouras, secador de cabelo e chapinha. Você vai precisar também de um kit higiene e transporte eficiente para garantir a segurança dos seus clientes.

Utilize o Instagram e grupos da sua cidade no Facebook para divulgar seus serviços. Tire fotos do antes e depois, é uma ótima forma de mostrar seu trabalho e engajar futuros clientes.

Conserte roupas, bolsas ou sapatos

Com a tendência de sustentabilidade, a reparação de itens pessoais está se tornando cada vez mais popular.

Pesquise em atacados preços de tecidos, linhas e agulhas de costura, zíperes e outros materiais que você possa precisar. Considere também investir em uma máquina de costura, que certamente vai agilizar o trabalho.

Usar as redes sociais é fundamental. Muitas vezes, pessoas que estão buscando serviços de reparo fazem postagens em grupos e comunidades, então seja ativo e fique sempre atento.

Além disso, caso precise aprimorar seus conhecimentos, sites como Domestika e Udemy oferecem cursos de costura e reparos.

Desenvolver as suas habilidades vai melhorar a qualidade do serviço e, consequentemente, te destacar dos concorrentes.

Conclusão

É importante enfatizar que não existe receita de bolo para empreender e ganhar dinheiro.

Cada um tem um caminho único, o segredo é conhecer e explorar suas habilidades ao máximo, estudar, pesquisar e planejar.

Com paciência e dedicação, é possível transformar seus talentos em uma boa fonte de renda e, inclusive, multiplicar o dinheiro ganho.

Pode ser que você goste de fazer doces, artesanato, dar consultorias ou cortar cabelo, talvez você ache outra opção que não citamos no artigo. O que importa é encontrar algo que goste e se aprofundar.

Lembre-se: o sucesso não acontece da noite para o dia, ele exige esforço. Dê o primeiro passo, esteja aberto aos aprendizados e não desanime com os obstáculos. A caminhada pode ser longa, mas cada experiência é uma lição valiosa.