Conheça aqui algumas estratégias para se proteger e não cair em golpes de cartão de crédito.
Você já recebeu um e-mail suspeito pedindo informações do seu cartão de crédito ou notou uma compra desconhecida na sua fatura? Se sim, você não está sozinho.
Os golpes de cartão de crédito estão cada vez mais sofisticados e afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Por isso, é importante estar por dentro dos métodos utilizados pelos golpistas para saber como se proteger.
Pensando nessa necessidade, decidimos te ajudar a reconhecer os tipos mais comuns de golpes e a tentar evitá-los.
Nosso objetivo é que você termine esta leitura mais preparado e consciente dos riscos, podendo assim tomar medidas eficazes para evitar fraudes e proteger seu dinheiro.
Tipos comuns de golpes de cartão de crédito
Conhecer os tipos mais comuns de golpes de cartão de crédito é o primeiro passo para evitar cair neles.
Estar ciente das táticas usadas pelos fraudadores permite que você reconheça sinais de alerta e tome medidas preventivas eficazes.
Pensando nisso, é hora de conhecer os principais métodos usados para enganar consumidores e roubar informações financeiras.
Fique ligado!
Envio de mensagens fraudulentas - Phishing
Phishing vem do inglês "fishing", que significa pescar, no sentido de "pescar informações".
Nessa modalidade de fraude online, os criminosos se passam por empresas ou organizações confiáveis para obter dados pessoais, como as senhas e números do seu cartão de crédito, por exemplo.
Os ataques de phishing geralmente começam com envio de mensagens, até tentar fazer com que as pessoas revelem informações confidenciais.
Golpe em maquininhas - Skimming
Um dos golpes de cartão de crédito mais comuns é o Skimming.
Essa é uma técnica de fraude onde são instalados dispositivos eletrônicos, conhecidos como skimmers, em terminais de pagamento, caixas eletrônicos, lojas, restaurantes, postos de gasolina.
Esses dispositivos copiam ilegalmente as informações dos cartões dos usuários, permitindo que o cartão seja clonado ou usado em compras online.
Clonagem de cartão
A famosa clonagem de cartão é um dos golpes mais antigos desde que a internet se tornou popular.
Nesse golpe, as informações do cartão são copiadas para que os golpistas façam compras indevidas.
Mas, fique atento porque essa fraude também pode acontecer de forma presencial, como quando alguém pede seu cartão emprestado em lojas.
Sabe aquele momento em que o funcionário leva o cartão até outro local, longe da visão do cliente, alegando falha na maquininha, por exemplo?
Nesse momento o cartão pode ser clonado ou até trocado por outro. Então, fique atento!
Fraudes online
As fraudes online envolvendo cartões de crédito podem ocorrer de muitas formas, até pelo whatsapp.
Entre elas, está a utilização de dados vazados ou roubados, para realizar compras não autorizadas.
Os criminosos conseguem esses dados roubando de instituições verdadeiras ou também por meio de vazamentos de informações.
Isso pode acontecer quando você insere seus dados em sites não confiáveis de jogos ou lojas virtuais, que oferecem serviços ou produtos falsos.
Inclusive, sites de relacionamento são muito usados por enganadores, que após conquistar a confiança da vítima, alegam estarem precisando de ajuda.
Neste momento, pedem o cartão emprestado para parcelar alguma compra, e depois desaparecem, deixando a vítima com as parcelas.
Golpe da ligação do banco
Nos últimos dias, o golpe da ligação do banco se espalhou pelo país e, infelizmente, muitas pessoas já caíram nele.
Nesse golpe, os fraudadores se passam por funcionários de instituições financeiras para enganar as vítimas e obter informações sensíveis, como pix, números de cartões de crédito, senhas e códigos de segurança.
Preste atenção porque essas ligações são bem elaboradas, muitas vezes tentando imitar a voz robotizada de atendentes digitais e afirmando que uma compra foi aprovada.
O falso atendente costuma oferecer ajuda para tentar cancelar a tal da compra.
Mas é tudo mentira!
O ideal nesse caso é desligar e bloquear o número na mesma hora.
Sinais de alerta de atividades suspeitas
Vale a pena lembrar que algumas tentativas de fraude podem ser tentadoras. Mas sempre pense: “Será que está bom demais para ser verdade?”.
Não vale a pena arriscar!
Para começar a prestar mais atenção, fique de olho em alguns sinais. Abaixo, selecionamos atitudes suspeitas de que algo pode estar errado.
Notificações do aplicativo da instituição financeira
Uma das coisas mais importantes na hora de se proteger de um golpe é estar sempre de olho no aplicativo da sua instituição financeira ou banco.
Veja suas notificações para identificar transações estranhas ou suspeitas.
Caso não reconheça a compra, confirme com quem tiver acesso ao seu cartão ou conta e entre em contato imediatamente com o suporte do seu banco.
Ligações e mensagens estranhas
Criminosos também podem tentar entrar em contato com você diretamente por ligações ou mensagens.
Geralmente, os golpistas fingem ser representantes de bancos e instituições financeiras, oferecendo empréstimos ou investimentos muito tentadores e “fáceis” de conseguir.
Inclusive, não acredite em prêmios que só podem ser entregues depois que você fornecer informações confidenciais.
Mudanças de limite ou na fatura
Alterações inesperadas no limite do seu cartão de crédito ou na sua fatura podem ser sinais de golpes de cartão de crédito e devem ser acompanhadas de perto.
Se você receber alguma comunicação (ligação ou mensagem) sobre aumento de limite repentino, tome cuidado, não acredite e não clique em nenhum link.
Além disso, se você identificar uma redução inesperada do limite, entre em contato com seu banco. Isso pode indicar uma fraude em potencial, na qual o banco reduz seu limite para evitar golpes.
Lembre-se que a única fonte confiável é o aplicativo da sua instituição financeira.
Sempre verifique o aplicativo oficial antes de fazer qualquer coisa.
Medidas de segurança para proteger seu cartão
Para manter-se seguro e longe de golpes de cartão de crédito, é essencial adotar algumas medidas de segurança importantes.
Mas não se preocupe porque vamos te ajudar com isso!
Aqui estão algumas dicas legais que você pode colocar em prática:
- Ficar de olho no aplicativo do banco ou instituição financeira;
- Manter controle dos seus gastos;
- Ligar as notificações para receber alertas de compras;
- Usar cartão de crédito virtual para compras online;
- Nunca clicar em links recebidos por mensagens;
- Nunca passar informações confidenciais por ligação;
- Nunca compartilhar seus dados de cartão com ninguém.
Dicas para evitar golpes de cartão de crédito
Além de adotar as medidas de segurança citadas, é interessante tomar algumas ações a mais para evitar golpes e fraudes.
Acompanhe abaixo algumas dicas:
- Verificação de sites e lojas online
Antes de fazer alguma compra, doação ou qualquer tipo de operação que envolva colocar os dados do seu cartão, certifique-se de que o site ou loja é oficial da marca.
É comum que sites falsos tenham erros de digitação ou designs mal feitos. Mas, não se engane, os golpistas estão cada dia mais detalhistas na hora de criar fraudes.
Então, analise cuidadosamente o endereço do site e veja se não tem nenhuma letra, pontuação ou símbolo diferente que mude o nome da marca de alguma forma.
Se não for uma marca conhecida, procure por relatos em sites como Reclame Aqui e Consumidor. Além disso, pesquise avaliações de outros clientes no Google.
- Uso de senhas fortes e autenticação em duas etapas
Outro passo importante para evitar golpes de cartão de crédito é criar senhas fortes e únicas, que só você poderia repetir.
Usar senhas fortes dá maior proteção ao seu cartão, conta e cadastros.
Mas, não para por aí!
Não use números em sequência como “123456”, datas de aniversário, CPF, ou nome dos pais, por exemplo.
Sabemos que muita gente usa a mesma senha para todos os serviços, redes sociais e outros sites, mas essa não é uma boa ideia. Crie uma senha única para cada lugar.
A famosa autenticação em duas etapas é fundamental para aumentar a segurança das suas contas.
Essa ferramenta funciona como um método de segurança que requer dois tipos diferentes de informação para verificar a sua identidade.
Geralmente, isso envolve algo que o usuário sabe, como uma senha, e algo que o usuário tem, como um código enviado para o celular ou email.
- Atualização regular de softwares e antivírus
Cuidar dos aparelhos eletrônicos em que você acessa suas contas bancárias e de cartão de crédito é importante para manter a segurança das suas finanças.
Por isso, lembre-se de atualizar o sistema do seu celular e computador sempre que necessário. Assim, seus dispositivos ficam menos vulneráveis a fraudes.
Além disso, vale a pena pesquisar e instalar um bom antivírus, pois protegem o seu sistema contra ataques de hackers, vírus e alertam sobre atividades suspeitas em sites e aplicativos.
Ao seguir essas dicas, você estará melhor preparado para evitar golpes de cartão de crédito e proteger suas finanças contra fraudes.
Estar sempre de olho e adotando práticas de segurança é importante para manter seus dados financeiros seguros.
O que fazer em caso de fraude
Mas, se mesmo tomando todos os cuidados, você foi vítima de um golpe, não se desespere, mas também não perca tempo.
Ao identificar uma fraude no seu cartão de crédito, é preciso agir rapidamente. Isso pode minimizar os danos e proteger suas finanças.
A seguir, falamos um pouco mais sobre o que fazer nesses casos.
- Bloquear o cartão de crédito
Assim que você identificar uma transação suspeita, entre em contato com a instituição financeira ou entre no aplicativo para bloquear seu cartão.
Isso impede que os fraudadores façam novas compras.
No caso de estar usando um cartão virtual, basta bloqueá-lo ou excluí-lo.
- Relatar fraude ao banco
A segunda coisa a se fazer em caso de golpes de cartão de crédito é relatar o acontecido.
Entre em contato com a sua instituição financeira ou emissor do cartão de crédito para fazer o relato da fraude o mais rápido possível.
Nesse momento, é importante fornecer o maior número de detalhes possíveis sobre as compras suspeitas.
Siga as orientações para conseguir resolver a situação sem maiores problemas.
- Relatar fraude às autoridades competentes
Além de relatar a fraude à instituição financeira, é importante também fazer um boletim de ocorrência às autoridades competentes.
Esse processo pode ser feito via internet ou presencialmente na delegacia mais próxima.
O boletim de ocorrência pode ser útil para abrir disputas e formalizar o incidente, caso necessário.
- Solicitar um novo cartão e trocar senhas antigas
Como seu cartão foi comprometido e teve que ser bloqueado, é hora de solicitar um novo.
Acesse o aplicativo e peça o seu novo cartão de crédito, que virá com um novo número e cvv (Card Verification Value).
Isso pode te ajudar a garantir que suas futuras compras sejam mais seguras.
Hora de proteger suas finanças contra golpes
Sabemos que cair em golpes de cartão de crédito pode causar grandes problemas financeiros e também emocionais.
Por isso, cuide de suas senhas, proteja os aparelhos eletrônicos, não compartilhe seus dados, desconfie de promoções muito boas e de maquininhas quebradas.
Além disso, fique sempre atento onde realiza suas compras, online ou não.
Manter-se seguro exige um esforço constante, mas é um investimento valioso para garantir a segurança de suas finanças e a tranquilidade de saber que suas informações estão protegidas.
Pratique essas orientações e encoraje outros a fazerem o mesmo, ajudando a criar um ambiente financeiro mais seguro para todos.