Cartão de crédito novucard

IPVA 2024: Quanto, como e quando devo pagar?

IPVA 2024: Quanto, como e quando devo pagar?

Quer entender como vai funcionar o IPVA 2024? Com o início de um novo ano chegam alguns dos gastos que mais costumam pesar no bolso dos brasileiros. Para os proprietários de veículos, um desses custos é o IPVA.

Para evitar dívidas e gastos inesperados é preciso ficar atento às regras, datas, valores e outras informações essenciais sobre esse imposto.

Mesmo que não seja uma novidade para a maioria, por se tratar de um imposto anual, as constantes mudanças nas regras do IPVA podem acabar causando confusões.

São diversos pontos para ficar atento, mas não se preocupe, neste artigo você vai encontrar tudo o que você precisa saber para o pagamento desse ano.

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é cobrado todos os anos para proprietários de carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos.

Normalmente, deve ser pago no início do ano e o seu valor varia de acordo com o Estado onde está registrado o veículo e o seu preço na tabela Fipe.

O valor arrecadado pelo IPVA é dividido e aplicado em projetos sociais, educacionais, de segurança, infraestrutura, saúde, entre outros, a depender da necessidade encontrada pelo Governo Federal, Municipal e Estadual.

Como o IPVA é calculado?

É possível consultar o valor do IPVA 2024 do seu veículo pela internet. Para isso, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda ou Detran referente a sua região e informar os dados pedidos. Na maior parte dos casos, somente são necessários a placa e número do RENAVAM do seu veículo.

Confira abaixo a lista dos portais oficiais para consulta a depender da região.

Como já mencionamos, o valor do IPVA varia dependendo da alíquota vigente no seu Estado e do preço na tabela Fipe do seu veículo. Entenda melhor como esse cálculo funciona:

Valor do seu veículo na tabela Fipe

O preço venal do seu veículo, ou seja, a estimativa de quanto ele vale no mercado é uma das informações levadas em consideração na hora de calcular o quanto você deve pagar de imposto anualmente. 

Para isso, o IPVA utiliza como base o valor do seu veículo em setembro do ano anterior ao que está sendo cobrado. Para consultar esse valor, basta checar a tabela Fipe do modelo do seu veículo na data indicada.

Alíquota cobrada por Estado

O percentual usado para calcular um imposto é chamado de alíquota. No caso do IPVA, a alíquota pode variar entre 1% e 4% dependendo do estado onde o seu veículo está registrado e é outra informação que afeta o cálculo do seu IPVA. 

Em São Paulo, por exemplo, a alíquota vigente na cobrança do IPVA de carros de passeio é de 4%. Já no Espírito Santo, é de 2%.

Quem tem isenção no pagamento do IPVA?

Cada Estado possui uma regra diferente para a isenção no pagamento. 

No Estado de São Paulo, por exemplo,  a Lei nº 17.473/2021 garante o direito à isenção do IPVA para veículos pertencentes a pessoas com deficiência ou seus representantes legais, que apresentem transtorno do espectro autista, que possuam deficiência física, sensorial, intelectual ou mental. 

Além disso, pessoas que possuem outros problemas de saúde como artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson, entre outras, também podem obter a isenção.

Ainda em São Paulo, carros fabricados há mais de 20 anos não precisam mais pagar IPVA. Em comparação, veículos registrados nos Estados da Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro, e que possuem mais de 15 anos já são isentos do pagamento. 

Sendo assim, o ideal é consultar as informações no site referente à sua região para se informar sobre a possibilidade de ser isento do IPVA.

Quando devo pagar o IPVA do meu carro?

Os calendários com as datas de pagamento do IPVA 2024 já foram divulgados pela Secretaria da Fazenda de cada estado. 

Por isso, para saber quando você deve pagar o seu IPVA basta conferir no calendário referente ao seu estado. As informações sobre prazos e diferentes formas de pagamento podem ser encontradas nos portais oficiais citados acima.

Pagar antecipado dá desconto no IPVA?

Os proprietários de veículos que pagarem o IPVA sem parcelamentos e antecipadamente garantem descontos de até 20% em 2024. Na Bahia, o desconto por pagar antecipado chega a 15%. Já em São Paulo, o desconto é de apenas 3%.

Para efetuar o pagamento antecipado e garantir o desconto, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda no período indicado no calendário referente ao Estado em que você vive e escolher o melhor método de pagamento para você. 

Caso não consiga efetuar o pagamento em uma única parcela e antecipadamente, as outras duas formas de pagar o IPVA são:

  • Pagar uma única parcela no valor integral após o período de desconto;
  • Pagar parcelado no valor integral, sem desconto.

Como se planejar para fazer o pagamento?

Pagar o IPVA com desconto pode ser bem vantajoso dependendo da porcentagem concedida pelo estado onde o seu veículo está registrado. Para isso, é preciso planejamento já que pagar o IPVA em uma única parcela pode pesar no seu bolso. 

Sendo assim, é necessário estabelecer um objetivo, cultivar bons hábitos financeiros e se preparar com meses de antecedência. Uma boa opção é juntar dinheiro todos os meses durante o período que antecede o pagamento do IPVA. 

Além disso, guardar esse dinheiro em um local seguro e com rendimento pode garantir ainda mais economia. Um exemplo é o cofrinhü do novücard, ao guardar o seu dinheiro ele estará protegido e assegurado pelo FGC além de render 100% do CDI.

Atenção para o golpe do IPVA

A empresa de cibersegurança Kaspersky divulgou um alerta sobre um golpe que está sendo aplicado e envolve o pagamento do IPVA.

Fraudadores enviam e-mails falsos prometendo descontos de 50% no IPVA pago via PIX, redirecionando as vítimas para sites falsos. Ao acessar esses sites, as vítimas são alvo de ataques em que seus dados pessoais e os detalhes do veículo são coletados.

Os criminosos ainda utilizam consultas ao site legítimo do órgão de trânsito local para aumentar a credibilidade do golpe.

Se a pessoa acessa o site e gera um código de pagamento via PIX, o dinheiro acaba sendo transferido diretamente para a conta bancária controlada pelos criminosos, resultando em perda financeira para as vítimas.

Algumas recomendações para se proteger desse e de outros golpes são:

  • Evite clicar em qualquer link ou imagem do e-mail;
  • Observe o endereço usado para o envio, se apresenta erros de digitação ou se não tem o @ do órgão responsável;
  • Em casos de suspeita, acesse somente o site oficial do Detran ou Sefaz da sua região, para confirmar se o desconto realmente existe.

Conclusão

Entender o IPVA é essencial para quem tem um veículo, isso porque essas informações podem evitar dívidas, juros altos e dores de cabeça com burocracias. 

Sendo assim, fique atento às datas e valores do IPVA 2024 e, se possível, se planeje para esse gasto. Afinal de contas, o IPVA é um gasto anual fixo e o boleto chega todo ano.

Se um dos seus objetivos esse ano é ter uma relação mais equilibrada com o seu dinheiro, o nosso guia de metas financeiras para 2024 pode ser útil.

Além de te ajudar a ter uma relação melhor com o seu dinheiro, ele pode te ajudar a se preparar para o IPVA do ano seguinte.