Cartão de crédito novucard

10 mentiras que te contam sobre cartão de crédito

10 mentiras que te contam sobre cartão de crédito

Visto como um vilão por muitas pessoas, na verdade ele pode ser uma grande ferramenta se você souber utilizá-lo da maneira correta.

“Se você quer economizar, quebre o cartão de crédito e jogue ele fora”.

É bem possível que você já tenha lido algum conselho radical como esse, colocando o cartão de crédito como o vilão pelo fato de as suas contas não fecharem de forma positiva no final do mês.

Porém, generalizar o cenário e afirmar que ele é a causa dos seus problemas está longe de ser verdade.

O cartão de crédito é essencial na atualidade e é difícil se imaginar sem um no bolso para fazer as suas compras.

Um levantamento realizado pelo Serasa indica que dois a cada dez brasileiros pretendem solicitar novos cartões de crédito em 2023.

A busca por benefícios como limite maior e anuidade gratuita são os principais diferenciais na opinião do público. Se cartão de crédito fosse ruim, por que tantas pessoas iriam querer ter um no bolso?

Para desmistificar de uma vez por todas algumas falsas afirmações que circulam por aí, listamos 10 mentiras sobre o cartão de crédito que circulam por aí.

Mentira 1: Ter um cartão de crédito te faz gastar mais

Não é verdade. A quantidade de cartões de crédito que você possui não tem relação nenhuma com o valor que você gasta no final do mês.

Tudo é uma questão de organização e bons hábitos financeiros.

O que não pode acontecer é a soma dos valores das faturas de todos os seus cartões de crédito ser maior do que o seu rendimento, pois aí você terá dificuldades para pagar tudo em dia.

Portanto, ter mais um de cartão de crédito não é um problema.

Aliás, pode até ser benéfico, se você souber como aproveitar descontos específicos e benefícios relacionados a cada bandeira.

E mais: um segundo cartão pode ser essencial para uma emergência caso o principal tenha algum problema.

Mentira 2: Vale mais a pena pagar no débito

Na maioria das vezes, não vale. Isso porque muitas lojas não fazem diferença de preço entre o pagamento no débito e no crédito.

Se houver desconto para pagamento no débito, ótimo, é uma vantagem. Porém, se o preço for o mesmo, vale mais a pena pagar no cartão de crédito.

Quando você paga no crédito acumula benefícios atrelados ao seu cartão.

No caso do novücard, por exemplo, um percentual do valor gasto retorna em forma de aumento do seu limite para futuras compras.

Outro benefício do crédito é a possibilidade de ganhar uns dias para o pagamento e, se as coisas apertarem, poder parcelar a fatura nos meses seguintes.

Mentira 3: Não é necessário ler os T&Cs do seu cartão

É sempre importante ler os termos e condições de qualquer produto ou serviço que você utiliza, e não é diferente no caso dos cartões de crédito.

Quando você não conhece em detalhes como funciona o sistema do seu cartão de crédito, pode ser que deixe passar alguma oportunidade por não conhecer as regras do jogo.

E mais: não se engane achando que as regras de um cartão são iguais às de outro.

Cada operadora define obrigações e benefícios específicos para os seus clientes, de acordo com as características do produto.

Nossa recomendação é que você sempre esteja por dentro do contrato para não ser surpreendido.

Mentira 4: Tudo bem não pagar o valor total da sua fatura

Esse é um recurso que existe para que você possa contornar alguma emergência e, portanto, ele não deve ser usado de forma indiscriminada.

Sempre que possível, pague o valor total da fatura do seu cartão, para evitar que sobre o saldo restante haja a incidência de juros.

O ideal é que o valor da sua fatura fique sempre dentro do seu orçamento. Se você está gastando mais do que ganha, então é hora de rever o seu planejamento financeiro.

Porém, se por alguma razão você precisar pagar um valor abaixo do total, refaça seus cálculos no mês seguinte para incluir os juros.

Leia também:

Mentira 5: Quem é negativado não consegue cartão de crédito

Se você está com o nome negativo, é mais difícil que uma operadora libere um cartão de crédito para você, mas isso não significa que é impossível.

A análise de crédito varia de instituição para instituição e muitas empresas apostam em novos clientes, especialmente se há perspectivas de que eles consigam regularizar as dívidas em breve.

Entretanto, é importante ficar ciente de que o cartão de crédito é uma ferramenta auxiliar para as suas compras do dia a dia, e não uma solução de crédito rápido para dívidas que você já tem.

Dê prioridade à quitação dos seus débitos antes de fazer novas compras no cartão de crédito.

Mentira 6: Após 5 anos as suas dívidas do cartão de crédito vão sumir

Seria bom se fosse verdade, mas diferentemente do que muitas pessoas imaginam, as dívidas do cartão de crédito não somem depois de cinco anos.

O que acontece é que seu nome deixa de figurar na lista de negativados, mas a relação de dívida entre a instituição financeira e o devedor não é extinta.

Portanto, isso significa que após cinco anos você terá que pagar da mesma forma o valor devido.

Nesses casos, sempre há renegociação da dívida e, eventualmente, é possível pagar até mesmo um valor menor do que o original.

Porém, essa não é uma regra e cada caso deve ser analisado individualmente.

Mentira 7: Cancelar o cartão de crédito vai fazer o seu score subir

É justamente o contrário. Se você não tiver contratos de crédito ativos ou não usar o cartão de crédito, por exemplo, o sistema pode reduzir a sua pontuação.

Isso porque, diferente do que muitos pensam, um score alto não é atribuído a quem não tem dívidas, mas sim a quem tem capacidade de fazer compras.

Em outras palavras: quanto mais você compra e paga em dia, maior é a sua capacidade de giro, e esse é um fator essencial na análise de score.

Portanto, cancelar o seu cartão de crédito pode ter um impacto negativo no seu score.

Mentira 8: Usar cartão de crédito não é seguro

Você acharia seguro sair com R$ 2 mil na carteira em dinheiro para fazer compras? Provavelmente não, não é mesmo?

Porém, um cartão de crédito permite que você ande com valores até maiores, mas sem chamar a atenção.

E mais: caso algo de errado aconteça, você ainda pode solicitar o cancelamento, evitando prejuízos maiores.

O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais seguros que existem e não há motivos para se preocupar com isso.

Seja em compras realizadas com o cartão físico ou pela internet, existem vários mecanismos para reduzir os riscos e comprovar a autenticidade da transação, sendo o CVV um deles.

Apesar dessa segurança, lembre-se: é importante tomar alguns cuidados e proteger o seu cartão de crédito.

Mentira 9: Ter muitos cartões é sinal de riqueza

Não há relação direta entre riqueza e a quantidade de cartões de crédito que você possui.

Você pode ter um único cartão com limite de R$ 20 mil ou vários cartões com limites menores, não há diferença.

Ter um ou mais cartões de crédito significa, literalmente, ter opções de crédito junto a diversas instituições financeiras.

Na prática, isso não é sinônimo de riqueza. Se esse for o seu caso, certifique-se de fazer um bom planejamento financeiro, prestando atenção nas datas de vencimento das faturas e nos valores totais a serem pagos em cada uma delas.

Se o total exceder a sua renda, economize um pouco até deixar as contas em dia.

Mentira 10: Cartão de crédito é tudo igual

Essa também está longe de ser uma verdade. Existem dezenas de opções de cartões de crédito no mercado brasileiro atualmente e todas diferem entre si.

Há diferenças nos termos e condições de uso, na forma de ampliar o limite, nos benefícios, nas tarifas, nas taxas de juros, e assim por diante. Não é possível afirmar que todos são iguais.

Por isso, antes de escolher o seu, observe quais são as características de cada um deles e escolha qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Alguns podem cobrar anuidades em troca da oferta de benefícios extras, enquanto outros oferecem esses recursos já como um adicional padrão do contrato. Conheça também as vantagens do novücard.

Conclusão

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta para auxiliar você nas finanças.

Além de simplificar as compras, ele também permite que você tenha mais segurança nas transações e acesse benefícios que, nas compras em dinheiro ou com o cartão de débito, não são habilitadas.

Muitas pessoas ainda associam cartão de crédito a uma coisa ruim, mas isso não é verdade.

Ele é uma ferramenta auxiliar, que oferece crédito para os momentos em que você precisa, auxiliando no seu planejamento financeiro.

Além disso, é possível obter benefícios ao centralizar suas compras em um único cartão.

Em resumo: não tenha medo do cartão de crédito.

Use da melhor maneira possível e aproveite todos os benefícios que essa modalidade de pagamento oferece.