Cartão de crédito novucard

5 hábitos financeiros saudáveis para sua vida

5 hábitos financeiros saudáveis para sua vida

Quer desenvolver hábitos financeiros mais saudáveis? É inegável que alguns costumes têm o poder de prejudicar ou facilitar a sua relação com o seu bolso, certo? 

Seja para economizar ou conquistar uma vida mais tranquila, organizar as suas finanças requer planejamento, organização e algumas boas práticas. 

Confira abaixo algumas dicas sobre como cultivar bons hábitos financeiros e comece o seu planejamento para conquistar uma vida mais equilibrada!

O que significa ter hábitos financeiros saudáveis?

Ter uma vida financeira organizada e com hábitos saudáveis significa gerenciar suas finanças de maneira eficiente e responsável, a fim de alcançar seus objetivos e evitar dívidas desnecessárias.

É essencial ressaltar que não é simples desenvolver esses hábitos e isso vai depender de diversos fatores, como:

  • Situação financeira individual;
  • Histórico financeiro familiar;
  • Hábitos de compras;
  • Educação financeira;

O importante é entender quais são as suas possibilidades e limites, considerando sua situação financeira específica e a partir desse ponto cultivar bons costumes. 

Um ótimo incentivo é lembrar que essa organização pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros e viver de maneira mais tranquila e estável.

Sinais de que você precisa melhorar suas finanças 

Existem diversos sinais que indicam a necessidade de melhorar as finanças pessoais. Como falado acima, é necessário avaliar a sua situação individualmente mas alguns pontos recorrentes podem ser:

  • Falta de controle sobre o orçamento: Isso pode levar a gastos excessivos e a dificuldades para pagar as contas em dia;
  • Endividamento descontrolado: Pode ser resultado de dívidas desnecessárias ou de uma falta de planejamento e controle sobre as finanças.
  • Falta de reserva de dinheiro para emergências: Pode ser um indicativo de que as finanças precisam ser melhoradas, assim como a falta de investimentos ou a escolha de investimentos inadequados para a sua situação financeira.
  • Altos níveis de estresse e ansiedade: Segundo o Money and Mental Health Institute, problemas financeiros são os principais causadores de estresse e ansiedade. Por isso, esses podem ser alguns dos sinais de que você precisa melhorar a sua relação com dinheiro.

5 bons hábitos financeiros para colocar em prática

Pronto para saber os 5 hábitos financeiros para uma vida mais equilibrada? Vale lembrar que abandonar antigos hábitos e criar novos não é uma tarefa fácil, mas com foco e esforço é possível desenvolver uma relação mais saudável com o seu dinheiro.

1. Estabeleça metas financeiras claras e realistas

Ter metas é uma das formas mais populares de começar a estabelecer hábitos financeiros mais positivos. Isso porque elas serão inspirações e irão te incentivar a seguir com o plano que você traçou. 

Pensando nisso, é importante estabelecer metas claras e realistas. Seja a curto ou longo prazo, o seu objetivo deve ser possível ou o seu propósito será perdido e ele pode acabar gerando frustrações.  

Defina a sua meta e planeje como alcançá-la. Quanto irá guardar por mês? Vai cortar gastos? Por quanto tempo irá guardar esse valor? Com isso o seu plano estará completo e você terá um propósito enquanto desenvolve hábitos financeiros saudáveis e vê seu dinheiro se multiplicar.

2. Crie um orçamento e tente segui-lo

Saber quanto dinheiro você tem entrando e saindo todos os meses pode te ajudar a fazer escolhas conscientes sobre como gastá-lo. Consequentemente, isso pode ajudá-lo a poupar dinheiro e evitar dívidas.

Isso porque ao manter um controle sobre quanto você está gastando, fica mais fácil visualizar quais são as suas maiores despesas e identificar quais delas são essenciais e quais podem ser cortadas.

3. Gaste com consciência

Talvez esse seja um dos pontos mais importantes dessa lista, já que os seus gastos têm um papel crucial na sua saúde financeira. 

Após criar o seu orçamento, é possível ter uma melhor noção de quais são os seus gastos e o que te permitirá gerenciar o seu dinheiro com mais consciência. 

Como fazer isso? Veja o seu extrato, planilha ou anotações e analise quais despesas não fazem sentido ou podem ser cortadas. Não existe uma regra universal sobre isso, é preciso observar os seus hábitos de compra, necessidades e estilo de vida para definir o que é crucial e o que pode ser deixado de lado.

Que tal começar vendo essas dicas de como utilizar melhor seu cartão de crédito?

Essa pode ser uma etapa difícil, mas a ideia aqui é: Não deixe de gastar dinheiro com coisas que realmente lhe trazem felicidade e bem-estar, mas busque consumir de forma consciente, equilibrada e que faça sentido para o seu bolso.

Além disso, saiba qual dia do mês é o ideal para comprar com seu cartão de crédito. Isso pode ajudar a balancear as despesas e diluí-las nesse período.

4. Poupe uma parte de sua renda

Guardar uma parte do seu salário ou renda não é tarefa fácil, mas criar uma reserva para casos de emergência é essencial. Com ela você evita estar despreparado em situações inesperadas e se prepara para não acabar refém de empréstimos e juros altos. 

Esse é um hábito financeiro importante para cultivar uma relação mais saudável com o seu dinheiro.

Um ponto importante é que a sua reserva deve ser de fácil acesso, como o cofrinhü do novücard, já que você pode acabar precisando desse dinheiro rapidamente para cobrir imprevistos.

O melhor de tudo é que no cofrinhü o seu dinheiro rende 100% do CDI, que é mais do que a poupança!

5. Busque educação financeira

Mesmo se você não se identificar ou não gostar do assunto, esse é um hábito importante para as suas finanças. Isso porque buscar educação financeira é uma maneira de você aprender a lidar melhor com o seu bolso e administrar o seu patrimônio de forma positiva. 

Seja realizando cursos, lendo livros, vendo um vídeo no youtube ou um texto na internet, se educar financeiramente é um passo que faz a diferença e está se tornando cada vez mais acessível. 

É possível encontrar diferentes pessoas, realidades e formatos de fontes de informação sobre educação financeira. Saiba que com uma boa pesquisa, é possível encontrar um com o qual você se identifique!

Conclusão

Preparado para cultivar novos hábitos financeiros? Como mostramos acima, com foco e um bom planejamento é possível passar a enxergar o seu dinheiro com novos olhos. 

Quer aprender mais sobre educação financeira? Fique de olho no blog do novücard! Estamos sempre desenvolvendo novos conteúdos para te ajudar a conquistar os seus objetivos financeiros.