Cartão de crédito novucard

7 dicas para planejar sua viagem de férias

7 dicas para planejar sua viagem de férias

Quer viajar nas férias mas está com medo de comprometer seu bolso? Veja aqui como planejar sua viagem sem comprometer o orçamento!

Você costuma planejar cada detalhe da sua sua viagem de férias? Ou você é daqueles que deixam para definir de última hora?

Pessoas planejadas costumam realizar um plano para o merecido descanso, já que essa pode ser também uma boa oportunidade para economizar.

Sabemos que a etapa de pesquisa e preparação de uma viagem pode ser um desafio, convidamos a influencer de turismo Elizabeth Werneck para trazer algumas dicas sobre o que seria um planejamento de viagem ideal.

Afinal, ninguém merece voltar de férias e perder a paz conquistada durante o recesso em poucos dias… ou melhor, assim que os boletos inesperados começarem a chegar.

Qual o melhor mês para tirar férias?  

Segundo Elizabeth, a melhor época do ano para viajar e tirar férias é em setembro. Isso porque o mês está longe das férias do calendário escolar ou férias coletivas, ou seja, é o que o setor chama de "baixa temporada", com a menor procura do turismo os preços tendem a cair.

Além disso, é um período com o clima mais ameno, você não enfrenta temperaturas muito bruscas e, ainda aproveita os pontos turísticos menos lotados e sem filas.

Quando começar a organizar?

A melhor época para começar a planejar uma viagem varia dependendo da distância do seu destino. O conselho da Elizabeth é:

  • Para viagens curtas - comece a organizar de 3 a 4 meses antes
  • Para viagens longas - inicie por volta de 5 a 6 meses antes

Em um exemplo prático, se você for viajar em junho, o ideal seria começar a se organizar financeiramente entre as festas de final de ano e o carnaval. Para isso, a especialista recomenda sempre anotar os potenciais custos e o dinheiro disponível no seu orçamento em uma planilha.

7 Dicas para o seu planejamento de férias

Chegou a hora de começar a programar as suas férias! Já pode pegar o lápis, abrir a planilha ou preparar o print e seguir as dicas de planejamento abaixo.

Dica 1 - Defina seu orçamento

Para Elizabeth, o primeiro passo para viajar com economia é priorizar o que você deseja desta viagem. Se o seu objetivo for conhecer um destino específico, a sua margem de manobra para economizar acaba ficando um pouco mais limitada.

Agora, se o seu objetivo for simplesmente tirar férias, não importando o local, aí a sua escolha deve ser baseada no orçamento disponível e no quanto você deseja investir nessa viagem.

De forma objetiva, reflita o que é mais importante para você: Conhecer X destino? Ou gastar X reais?
Uma opção não anula a outra, mas priorizar uma dessas questões fará com que programar a sua viagem de forma consciente seja muito mais fácil e que ela não atrapalhe outros planos programados em suas metas financeiras.

Dica 2 - Escolha a duração da sua viagem

O segundo passo é definir quantos dias você gostaria de viajar, já que isso pode influenciar bastante o valor total da sua viagem. Nessa etapa, decida se gostaria de viajar durante um final de semana, por 15 dias ou durante um feriado.

Impor essa quantidade de dias é importante já que a duração da sua viagem interfere não apenas no seu bolso mas também nas próximas etapas do seu planejamento como transporte e roteiro.

Uma dica extra é, viajar 15 dias em um destino pode ser mais barato do que 7 dias em outro e por aí vai… Por isso, se chegar nessa etapa e ver que os valores estão acima do esperado, volte um passo atrás e priorize o que tiver maior peso para você. Gastos, destino e duração da viagem estão todos interligados nesse ponto.

Dica 3 - Reserve a sua hospedagem

A hospedagem é um gasto que pode variar muito dependendo do seu estilo de viagem. Hostels, pousadas, hotéis, casas de temporada, são muitas as opções…

Para tornar a sua escolha mais fácil, confira o seu orçamento de viagem e veja quanto dinheiro você gostaria de gastar nessa etapa. Dessa forma, você pode adicionar filtros por preço na sua busca por um local.

Outra dica é pesquisar e comparar preços em diferentes locais já que os valores tendem a variar muito quando falamos de hospedagem.

Dica 4 - Prepare um roteiro detalhado

Esse é o momento para pensar nos passeios, restaurantes, lugares e experiências que você deseja para essa viagem. Também é o momento de pensar em detalhes como: onde realizar paradas durante o caminho? Qual o itinerário do ônibus? Onde dormir durante a escala do voo?

O ideal é anotar tudo e ponderar os gastos e expectativas, já que tudo nesse ponto vai afetar o seu bolso e a experiência de viagem como um todo.

Dica 5 - Pense no deslocamento e transporte

Agora é hora de pensar em outra questão que vai causar impacto financeiro na sua viagem, o transporte. Esse é o momento de ponderar se a sua melhor opção será ir até o seu destino de carro, avião, ônibus ou trem.

Leve em consideração os preços, mas também o tempo de deslocamento. Se você tiver dias de férias contados, por exemplo, perder alguns dias no transporte pode acabar diminuindo o seu tempo no destino final.

Uma dica da Elizabeth para quem vai viajar de avião, ônibus ou trem é levar uma bagagem de mão para economizar. Isso provavelmente não vai mudar a sua experiência de viagem já que essas bolsas podem ter até 10 quilos e é uma ótima forma de ajudar o seu bolso já que as bagagens despachadas costumam encarecer as passagens.

Dica 6 - Planeje as suas refeições

Alimentação pode ser outro peso no seu orçamento se não for bem planejada. Por isso, defina um valor médio diário que você pode gastar com refeições de acordo com o seu orçamento.

Alguns hábitos que podem te ajudar a economizar são:

  • Tome café da manhã no hotel, caso esteja incluso
  • Compre lanches e bebidas no supermercado, já que os valores costumam ser menores do que em locais turísticos
  • Caso esteja hospedado em um apartamento ou casa de temporada, faça algumas refeições caseiras
  • Coma em restaurantes que os locais frequentam, estes costumam ter as melhores comidas e menores preços

Sempre busque equilíbrio! Não é porque você está viajando com economia que você não vai comer um famoso prato local ou irá perder uma experiência gastronômica única.

O ideal é ter consciência dos seus gastos e saber quanto você pode gastar. Dessa forma, você consegue aproveitar sem se privar e não precisa se preocupar com as contas quando voltar para casa.

Dica 7 - Utilize o novücard

Sabia que o novücard é o parceiro perfeito pras suas viagens? Com ele você conta com um cartão de crédito internacional, sem anuidade e Limite Total de até 30 mil reais.

Além disso, ele é perfeito para o seu planejamento de férias já que você pode guardar o dinheiro do seu orçamento no cofrinhü e garantir um rendimento de 100% do CDI.

O dinheiro guardado vira Limite cofrinhü, que é somado aos limites Aprovado e Bônus,  formando assim o Limite Total do seu novücard. Isso amplia sua linha de crédito para realizar compras e fazer o pagamento das suas reservas.

Ainda não tem o seu novücard? Baixe agora o aplicativo!

Conclusão

Pronto para organizar a sua viagem? Esperamos que as dicas da Elizabeth tenham te ajudado nos primeiros passos para planejar uma viagem com economia e consciência financeira.

Quer mais dicas sobre como virar um planejado financeiramente? Confira o blog do novücard, estamos sempre preparando novos artigos para te ajudar a se manter no azul.

Curtiu as dicas de viagem? Confira outros conteúdos da Elizabeth no seu Instagram e no blog.

Autor

Rebeca Lima é jornalista especializada em finanças. Sua paixão é oferecer orientações financeiras de forma simples e acessível. Para isso, dedica-se a estudar sobre economia e gestão de gastos, além de colaborar com o time de conteúdo novücard.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal