Cartão de crédito novucard

Posso pagar conta com cartão de crédito?

Avatar photo
Posso pagar conta com cartão de crédito?

Descubra aqui se é possível pagar conta com cartão de crédito e ainda conheça os cuidados básicos para aproveitar essa modalidade sem estresse. 

Se você já se perguntou se é possível pagar suas contas usando o cartão de crédito, temos boas notícias!

Além de ser possível, essa opção tem ganhado cada vez mais popularidade e pode ser uma ótima maneira de gerenciar despesas e organizar as finanças.

Neste guia completo, vamos mostrar não só quais tipos de contas podem ser pagas com o cartão de crédito, mas também os cuidados básicos necessários para aproveitar as vantagens dessa modalidade e, ao mesmo tempo, evitar o endividamento.

Ao final, você saberá tudo o que precisa para incluir o cartão de crédito no seu controle financeiro de maneira estratégica.

Dá para pagar contas com cartão de crédito?

Sim! 

Apesar de haver variação de taxas e opções diferentes de acordo com o banco, a maioria das contas e boletos podem ser pagos por meio dessa modalidade.

Muitas pessoas, inclusive, têm preferência por pagar contas, fazer compras e contratar serviços com o cartão de crédito por conta das vantagens que esse serviço pode proporcionar. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Abecs em parceria com o Datafolha, 76% das pessoas afirmam que fazer pagamentos com cartão de crédito é vantajoso porque permite acumular pontos e ter cashback

Outro dado importante da pesquisa é que 8 em cada 10 consumidores acreditam que o cartão de crédito ajuda na organização de gastos e no controle financeiro

Nesse cenário, fica claro que pagar as contas no cartão de crédito tem sido uma estratégia positiva para manter as finanças dos brasileiros em dia. 

Mas vale ressaltar que, assim como todas as operações no crédito, essa facilidade deve ser utilizada com consciência e muito cuidado. 

Afinal, apesar do cartão de crédito funcionar como um aliado no controle financeiro em alguns casos, o uso descontrolado dessa ferramenta é o principal causador do endividamento. 

5 cuidados básicos ao pagar despesas no crédito

O cartão de crédito é o segundo método de pagamento mais popular no Brasil, ficando apenas atrás do Pix, de acordo com dados recentes publicados pelo Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

Considerando tudo o que o cartão de crédito proporciona, como a possibilidade de encaixar compras de maior valor no orçamento, ter mais tempo para organizar as finanças e muito mais, é quase impossível não usá-lo em algum momento.

No entanto, como mencionamos anteriormente, o uso excessivo do cartão de crédito é um dos fatores que mais prejudicam os brasileiros no fim do mês. 

Para evitar o temido “nome sujo” reunimos os cuidados básicos que você deve considerar antes de pagar suas contas com o cartão de crédito. 

Com essas dicas, você reduz as chances de se endividar no cartão e o usa de maneira estratégica:

  1. Analise as taxas cobradas pela operação

Existe uma série de taxas que podem ser cobradas sobre a operação no crédito, como juros, taxa de conveniência, Imposto por Operação Financeira (IOF), entre outras.

De acordo com um relatório do Bacen, a média de juros entre os bancos pode variar entre 5% e 19% ao mês, enquanto as taxas de conveniência variam de 1,99% a 5,99% de acordo com o valor da despesa. A alíquota do IOF, por sua vez, é de 4,38% em 2024.

Sempre confira e faça o cálculo do valor exato a ser cobrado em taxas antes de concluir o pagamento. Assim, você tem consciência dos valores que serão cobrados em fatura no fim do mês e pode se organizar melhor.

  1. Faça uma priorização 

Pergunte-se: “qual das minhas despesas pode ser paga no crédito sem prejudicar meu orçamento mensal?”

Para encontrar a resposta, confira o valor e categoria da despesa (se é uma conta de luz, de água, aluguel, etc.), as taxas de juros e o IOF cobrado sobre ela. Também considere como o pagamento impactará o valor total da fatura no fim do mês. 

O resultado será uma ordem de prioridade mais certeira, com a garantia de que suas contas permaneçam dentro dos limites que você definiu. 

  1. Acompanhe seu limite de crédito

Pode parecer óbvio, mas manter a atenção ao limite do seu cartão de crédito é um passo superimportante para o sucesso da sua estratégia financeira. 

Esse comportamento, aliado à ordem de prioridade de despesas, pode te ajudar a descobrir o momento ideal para utilizar o cartão de crédito e quando encaixar despesas de maior valor no seu orçamento.

  1. Opte por pagar o valor total das faturas 

No mundo das finanças, o alerta “cuidado para não cair no rotativo” é um dos mais conhecidos. Mas você sabe exatamente o que isso significa?

Em linguagem simples, o juros rotativo é o resultado do não-pagamento do valor total de uma fatura, como quando utilizamos a opção de pagamento mínimo. 

No mês seguinte, o valor faltante da fatura vem acrescido de uma porcentagem extra. 

O xis da questão é que essa nova fatura também chega com a possibilidade de pagamento mínimo. 

Se a utilizarmos novamente, mais juros rotativos são cobrados, dando início a um ciclo vicioso que quase sempre termina em dívidas. 

Para evitar esse cenário, sempre que possível, opte por pagar o valor total das suas faturas. 

O planejamento financeiro é protagonista nesse momento, te ajudando a reduzir riscos e fazer escolhas bem informadas.   

  1. Atente-se aos prazos de vencimento

Esquecer a data de pagamento da sua fatura pode arriscar toda a sua gestão financeira, gerar encargos inesperados e muita dor de cabeça.

Portanto, sempre acompanhe os prazos de vencimento do seu cartão de crédito para fazer seus pagamentos em dia. 

Além disso, é muito importante saber qual o melhor dia de compras no seu cartão para conseguir utilizar todo o intervalo entre faturas e evitar pagamentos muito próximos.

Saiba como pagar boletos com cartão de crédito

Não tem segredo: pagar boletos com o cartão de crédito é tão simples quanto fazê-lo no aplicativo do seu banco ou Internet Banking. 

Após escanear ou digitar o código de barras do seu boleto, o padrão dos aplicativos bancários é disponibilizar algumas opções de pagamento, entre elas o saldo em conta, o Pix parcelado e o cartão de crédito.

Foto de uma mão fazendo conta em uma calculadora com o cartão de crédito novücard ao lado e um recibo

Para concluir o pagamento, selecione a opção de cartão de crédito e siga os passos solicitados pelo seu banco. 

Ah! E lembre-se dos cuidados básicos para pagamentos no crédito que compartilhamos acima antes de finalizar.  

Quais boletos posso pagar no crédito?

Os principais boletos que podem ser pagos utilizando o cartão de crédito são:

  • Contas de consumo, como água, luz, gás e Internet;
  • Aluguel e condomínio;
  • IPTU, IPVA, multas e tributos estaduais e federais;
  • Mensalidades escolares, como creches e faculdades.

Conclusão

Ao longo deste guia, você viu que pagar contas e boletos com o cartão de crédito não somente é possível, como também pode trazer diversas vantagens para o seu planejamento financeiro.

O outro lado da moeda é que a operação pode se tornar cara se você perder as datas de pagamento e acabar entrando no juros rotativo.

Por isso, antes de se comprometer, o recomendado é iniciar um planejamento financeiro personalizado para sua realidade e objetivos, além de um orçamento para cada categoria de despesa a fim de manter o controle sobre o bolso. 

Também conhecemos as despesas que podem ser pagas no crédito e quais são os cuidados necessários para evitar dívidas, ajudando você a usar essa opção de forma segura.

Esperamos que este conteúdo te ajude a tomar decisões mais informadas, incentivando maior autoconhecimento financeiro e te auxiliando na sua organização financeira.

Avatar photo
Autor

Gabrielle é uma redatora com formação em publicidade e especialista em escrever sobre tecnologia, finanças e estilo de vida.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal