Cartão de crédito novucard

Como ganhar dinheiro na internet: Um guia para você começar!

Como ganhar dinheiro na internet: Um guia para você começar!

O mundo de possibilidades trazido pela internet mudou como nos comportamos e consumimos, sendo uma ferramenta para a geração de renda que proporciona a muitos empreendedores a realização da prosperidade financeira.

No entanto, em meio a uma avalanche de informações, dados e pesquisas, a dúvida sobre como e por onde começar a ganhar dinheiro online é frequente.

Este guia foi elaborado para simplificar esse processo, ajudando a descobrir mais sobre o impacto do empreendedorismo digital nesta nova era, explorar plataformas que facilitam a geração de renda online, conhecer as estratégias ideais para identificar seu nicho e se destacar no mercado digital.

Uma nova era: as tecnologias do ecossistema digital

A transição do consumo de conteúdo físico para o digital é uma tendência global que vem ganhando força nos últimos anos. É ainda mais evidente no Brasil, com o país se tornando o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo.

De acordo com um estudo da Comscore realizado em abril de 2023, o Brasil conta com 131,5 milhões de usuários de redes sociais, o que representa um acréscimo de 31% em relação a janeiro de 2020. 

Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, incluindo:

  • A popularização das redes sociais, que oferecem um espaço para as pessoas se conectarem, se informarem e se divertirem.
  • O aumento generalizado no acesso à internet, que torna o conteúdo digital mais acessível a um público cada vez maior.
  • A mudança no comportamento do consumidor, que busca cada vez mais conteúdos online do seu interesse

A internet facilitou o empreendedorismo digital?

A internet não apenas facilitou, como revolucionou o empreendedorismo digital. 

Redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok explodiram em popularidade, abrindo portas para o marketing de influência e criando novos mercados. Novos aplicativos e tecnologias surgem a cada dia, facilitando a vida das pessoas e oferecendo novas formas de trabalho.

Muitas indústrias nasceram no boom da internet e novas profissões ganham vida a cada momento. Entre elas, a indústria de criadores de conteúdo é prova do verdadeiro impacto da internet no empreendedorismo.

Um estudo da Insider Intelligence, mencionado no portal Meio e Mensagem, estima que esse mercado vale US$ 100 bilhões atualmente e deve atingir US$ 500 bilhões até 2027. Apesar disso, a indústria digital também possui desafios.

Em entrevista, o superintendente da Sebrae-SP, Bruno Caetano, explica que “Os crescimentos de faturamento de empresas virtuais são de 7%, 8% ao ano. Isso não desobriga quem vai entrar no mercado de se preparar. Da mesma maneira que muitas empresas abrem, muitas acabam fechando por não ter preparo adequado”. 

Isso significa que, apesar de estar em um ecossistema que só tende a crescer, um empreendedor digital precisa encontrar novas formas de se manter ativo e lucrando, enquanto permanece realista às suas próprias possibilidades.

Quais os desafios de ganhar dinheiro na internet?

A internet proporciona a oportunidade de iniciar um negócio acessível a qualquer pessoa que tenha uma ideia e um computador. 

No entanto, a globalização e o fácil acesso às informações são fatores que também trazem desafios para quem quer ganhar dinheiro com a internet

Por um lado, a globalização permite que os empreendedores alcancem um público muito maior do que seria possível em uma loja física, gerando aumento de vendas e lucros. Do outro, a concorrência também é maior, já que pessoas do mundo todo estão vendendo produtos e serviços semelhantes aos seus. 

O avanço da tecnologia também é um fator importante a ser considerado, porque, em um universo em expansão, as coisas “viram passado” muito rápido. Portanto, procure acompanhar de perto as tendências do seu nicho para oferecer produtos e serviços atraentes ao seu consumidor. 

As finanças também podem representar um desafio inicial, e para superá-lo, é preciso ter um bom planejamento financeiro empresarial. Através dele, você pode analisar suas finanças, identificar oportunidades de investimentos e evitar gastos desnecessários.

Por onde começar?

Vamos explorar os passos fundamentais para o seu sucesso.

Planejar sempre

O planejamento é a base de qualquer empreendimento, seja fisicamente ou através da internet. No contexto dos negócios digitais, onde a concorrência é grande e o mercado acaba mudando rapidamente, o planejamento se torna ainda mais importante.

Durante o planejamento, considere os seguintes aspectos:

Escolher o nicho e o produto/serviço que irá oferecer

Após definir seus objetivos e recursos, é hora de saber qual nicho será atendido e quais serão seus serviços ou produtos principais.

O nicho é um segmento específico de mercado que você irá atender, sendo importante ter conhecimento ou experiência na área escolhida para construir autoridade e fazer com que as pessoas confiem em suas propostas.

Sendo assim, quando for escolher o seu, pergunte-se:

  • Qual é o público que eu quero atingir com meu negócio?
  • Em quais plataformas eles estão?
  • Como essas pessoas se comunicam?
  • Quais são as suas necessidades e interesses?

Além disso, é importante que seu produto ou serviço seja algo que as pessoas estejam dispostas a pagar. Ou seja, aposte sempre no que é realmente relevante para seu público-alvo.

Também é importante se atentar às dores específicas do seu público, o que irá te ajudar a entender como suprir a demanda pelo seu produto ou serviço.

Estudar o mercado e possíveis concorrentes

Para ajudar nesse processo, é importante analisar a concorrência e descobrir quais são os pontos fortes e fracos das empresas que já atuam no seu segmento, além das estratégias adotadas por elas. 

Você pode obter informações sobre o mercado pesquisando na internet, conversando com pessoas do setor ou até mesmo participando de eventos e workshops para trocar experiências.

Entender como o mercado se comporta, se há sazonalidades, períodos de altas vendas ou quedas no faturamento, irá te ajudar até mesmo a evitar problemas de fluxo de caixa no futuro.

Também é possível entender o que os concorrentes estão fazendo e como se diferenciar deles acompanhando seus sites ou redes sociais.

Como definir quanto cobrar dos clientes?

Ao iniciar um negócio online, uma das dúvidas mais comuns é quanto cobrar dos clientes. Não há uma resposta única para essa pergunta, pois o valor depende de diversos fatores, como o tipo de trabalho realizado, o mercado escolhido e a experiência do profissional.

Para facilitar esse processo, conheça as estratégias que podem te ajudar a definir um preço justo e competitivo: 

  • Analise o mercado: Como já apresentamos, pesquisar o mercado em que você vai atuar é essencial logo no início do negócio. Isso envolve analisar seus concorrentes diretos, identificando seus preços, estratégias de precificação e posicionamento no mercado.

    Além disso, lembre-se de compreender as tendências do setor, as demandas dos consumidores e as flutuações sazonais que podem influenciar a oferta e procura do produto.
  • Considere o seu tempo e esforço: Além do custo dos recursos utilizados no seu negócio, como matéria-prima ou equipamentos, é importante considerar sua mão de obra. Ou seja, antes de definir seus preços, avalie o tempo e esforço que serão dedicados às suas atividades.
  • Defina um preço competitivo: Nesse passo, lembre-se de que você não deseja estabelecer um preço tão alto a ponto de afastar os clientes, mas também não quer fixar um preço tão baixo a ponto de prejudicar seus lucros.
  • Esteja aberto a negociar: Por fim, não tenha medo de negociar com os clientes. Preço costuma ser uma questão de negociação, portanto, esteja aberto a essa possibilidade.

    Não tenha medo de testar diferentes valores e ver o que funciona melhor para seu negócio. Além disso, quando necessário, considere oferecer descontos ou condições especiais para fechar o negócio.

Se necessário, atualize, otimize ou até mesmo mude de rota ao longo do caminho. O importante é estar sempre atualizado quanto a demanda do mercado, a economia e os avanços da tecnologia.

27 formas de trabalhar pela internet e ganhar dinheiro

Você se lembra do início da internet, quando navegar online era apenas um hobby ou um privilégio dos mais ricos? 

Como destacamos ao longo deste guia, isso não poderia estar mais distante da realidade atual. A internet evoluiu para se tornar um verdadeiro universo de oportunidades para gerar renda e construir uma carreira profissional.

Se você busca explorar esse mundo de oportunidades, continue lendo para descobrir 27 formas de trabalhar pela internet e gerar renda.

Empreendedorismo digital com produtos personalizados

O empreendedorismo digital se reinventa todos os dias, e  nesse cenário, a personalização de produtos surge como uma tendência, abrindo portas para um mundo de oportunidades e criatividade. 

Mais do que vender, você cria experiências únicas e se conecta com o seu público de forma autêntica.

Abaixo, veja alguns exemplos de inovação com produtos digitais:

Pessoa segurando sacolas de compra

E-Books de nicho

Na era digital, o conhecimento se tornou a moeda mais valiosa e os e-books de nicho se consolidaram como uma ferramenta para compartilhar conhecimento.

Resumidamente, e-Books são conteúdos de fácil leitura e que possuem um conhecimento aplicável no dia a dia. 

Alguns exemplos comuns de e-Books de nicho são: 

  • Guia prático para iniciantes em um determinado assunto: Fornece passos, técnicas e ferramentas para dominar uma nova habilidade. Exemplos de temas frequentes incluem marketing digital para iniciantes, investimento em ações, programação, entre outros.
  • Estudos de caso sobre um problema específico: Oferece análises detalhadas de casos práticos e estratégias aplicáveis, abordando soluções para desafios enfrentados por um setor de mercado, como o de tecnologia, por exemplo.
  • Coleção de dicas e estratégias para alcançar um objetivo: Apresenta dicas e estratégias específicas para empreendedores iniciantes, proporcionando orientações práticas para alcançar metas e objetivos profissionais.

Brechós online

Uma ótima opção para quem busca iniciar um negócio online com baixo investimento é a venda de artigos, acessórios e roupas usadas: os famosos brechós online. 

Para isso, você pode utilizar plataformas como a Nuvemshop ou o site enjoei.com.br para criar sua loja virtual e começar a vender seus produtos.

Aqui, o ideal é estudar bem o que cada plataforma oferece, quais são seus benefícios e possíveis taxas de utilização. E se necessário, você pode até mesmo criar sua lojinha por conta própria.

Dropshipping

O dropshipping é um modelo de negócio digital que permite vender produtos sem precisar investir em estoque. Quando um cliente faz um pedido, o fornecedor envia o produto diretamente para o endereço do cliente.

Este mercado tem muitos benefícios que o tornam uma opção rentável e com investimento inicial baixo, tornando-o muito popular especialmente entre os investidores mais jovens.

Um empreendimento de dropshipping possui:

  • Baixo investimento inicial:. No dropshipping, você investe apenas em marketing e divulgação para atrair clientes.
  • Facilidade de gerenciamento: A logística e o armazenamento dos produtos são de responsabilidade do fornecedor, diminuindo a carga operacional do seu negócio.
  • Grande variedade de produtos: Sem a necessidade de estoque físico, você pode oferecer uma diversidade maior de produtos, atendendo a diferentes nichos e necessidades.
  • Escalabilidade: O modelo de dropshipping é altamente escalável. Isso significa que você pode ajustar suas operações conforme necessário, adaptando-se às mudanças na demanda e ao volume de vendas.

Artigos de artesanato

A internet proporciona muitas vantagens para a divulgação e venda de artigos de artesanato, como cerâmica, bordados e bijuterias, por exemplo.

É possível criar sua própria loja virtual, comercializar em plataformas como Elo7 e Mercado Livre, ou vender diretamente através das redes sociais. O Instagram, por exemplo, tem uma ferramenta de venda de produtos.

Você pode também criar perfis comerciais para o seu negócio em outras redes sociais, como como Facebook e Pinterest, e utilizá-los para:

  • Compartilhar fotos dos seus produtos.
  • Contar a história do seu negócio.
  • Interagir com seus clientes.
  • Promover seus produtos.

Presentes personalizados

O mercado de presentes personalizados está em constante crescimento, pois oferece uma forma única e especial de se lembrar de alguém ou mostrar que se lembrou dela em datas importantes, como Dia dos Namorados ou Dia dos Pais, por exemplo. 

Você pode utilizar sua criatividade para criar diversos tipos de presentes personalizados, como camisetas, canecas, quadros, almofadas, entre muitos outros.

Há muitos grupos em redes sociais no qual as pessoas procuram por presentes e lembrancinhas dessa forma. Você pode utilizá-los para divulgar seu trabalho, além de criar seus próprios canais de divulgação, como páginas no Instagram, Facebook e site.

Freelancer em áreas específicas: Como se destacar e ganhar dinheiro na internet

Buscar por trabalhos como freelancer é mais do que uma oportunidade de trabalho remoto: é uma oportunidade de se destacar e prosperar nos ambientes digitais. 

Os "freelas" proporcionam flexibilidade, autonomia e a capacidade de usar seus conhecimentos e habilidades para ganhar dinheiro.

Você pode utilizar plataformas como Upwork, Workana e Fiverr para encontrar projetos em diversas áreas, como:

Redação ou tradução de textos

Domina a arte da escrita ou tem conhecimento em outros idiomas? O universo freelancer de redação e/ou tradução pode ser para você. Trabalhe com diversos tipos de conteúdo, desde artigos e blogs até websites e materiais técnicos, e monetize com seu conhecimento. 

Design gráfico personalizado

No mundo digital competitivo, o design gráfico personalizado pode ser a chave para se destacar. Quem nunca acessou as redes sociais de um influencer e não se encantou com o design impactante, não é?

Você pode criar logotipos, identidades visuais atraentes e materiais gráficos que encantam e fidelizam clientes.

Consultoria em marketing digital

Se você domina as estratégias do marketing digital, por que não ajudar empresas e empreendedores a prosperar online com sua experiência? 

Você pode oferecer consultoria em SEO, mídias sociais, campanhas de marketing e muito mais. 

As áreas de atuação são diversas e demandam que você se mantenha atualizado com as tendências do mercado para construir uma carreira lucrativa como consultor digital.

Design de interiores online

Sua experiência em design de interiores pode ir além dos projetos tradicionais. 

Para isso, você pode usar plataformas digitais para montar um portfólio, apresentar seus projetos, alcançar clientes em todo o mundo e transformar espaços trabalhando à distância.

Ofereça soluções criativas e personalizadas, atendendo sempre as necessidades de seus clientes, e aos poucos pode ir conquistando um espaço maior nesse mercado.

Consultoria em Recursos Humanos

A busca por profissionais com esse perfil é bastante alta, especialmente em plataformas como o LinkedIn.

Você pode oferecer consultoria online em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho, por exemplo, para empresas que têm dificuldade em contratar pessoas ou que precisam acelerar esse processo com um profissional externo.

Como ganhar dinheiro com afiliados na internet?

O marketing de afiliados é uma estratégia que permite que você monetize seu público e gere renda passiva pela internet.

Funciona de maneira simples: você se cadastra em um programa de afiliados, promove produtos ou serviços de outras empresas e recebe uma comissão por cada venda realizada através do seu link exclusivo.

Conheça os diferentes tipos de afiliados e descubra qual se encaixa melhor em seus objetivos e habilidades:

Pessoa segurando um megafone

Afiliado autoridade

O afiliado autoridade é referência em seu nicho, possui um público engajado e utiliza seu conhecimento para recomendar produtos e serviços relevantes. 

Ao se tornar um afiliado, você promove produtos ou serviços de outras empresas e recebe uma comissão por cada venda realizada. 

Veja quais são as habilidades essenciais para se tornar um afiliado autoridade:

  • Crie conteúdo de alta qualidade: Ofereça valor real ao seu público através de artigos, vídeos, e-books e outros formatos.
  • Construa uma marca forte: Defina sua identidade visual, valores e missão para se destacar no mercado.
  • Domine as técnicas de SEO: Otimize seu conteúdo para alcançar um público maior e gerar mais tráfego para suas ofertas.
  • Mantenha-se atualizado: Acompanhe as tendências do mercado e as melhores práticas do marketing de afiliados para não perder outras oportunidades.

Alguns benefícios de atuar nesse nicho são:

  • Comissões mais altas: Sua experiência e influência podem atrair clientes de alto valor, gerando maior retorno financeiro para você.
  • Relacionamento sólido com o público: Construa uma comunidade fiel e engajada em torno da marca trabalhada.
  • Reconhecimento e autoridade: Posicione-se como especialista no nicho escolhido para ser uma referência para outros afiliados.

Afiliado árbitro ou afiliado investidor

O profissional afiliado árbitro (ou investidor) analisa o mercado, identifica oportunidades e investe em campanhas de marketing digital para promover produtos ou serviços. 

Além disso, garante alta performance e retorno sobre investimento por meio de sua experiência em análise de dados, estratégias de marketing e gestão de campanhas.

Conheça as habilidades essenciais para o sucesso como afiliado árbitro ou investidor:

  • Raciocínio analítico: É necessário dominar a análise de dados para tomar decisões estratégicas e alcançar resultados superiores.
  • Gestão de recursos: Gerenciar seus investimentos de forma inteligente e eficiente é muito importante para longevidade no ramo. 
  • Conhecimento de marketing digital: Para ter sucesso nessa área, implementar campanhas de marketing eficazes para atrair e converter leads em vendas garante melhores resultados e maior alcance.

Afiliado renda extra ou revendedor

O afiliado renda extra ou revendedor, como o nome já diz, busca uma renda adicional online, utilizando seu tempo livre para promover produtos ou serviços, por meio da divulgação em redes sociais, blogs, email marketing e outras plataformas. 

As características que mais se destacam para ter sucesso como afiliado renda extra ou revendedor são:

  • Dedicação e persistência: O sucesso no marketing de afiliados exige trabalho consistente e foco em seus objetivos. Por isso é muito importante entender as dificuldades que podem surgir e como contorná-las.
  • Criatividade e entusiasmo: Crie conteúdo envolvente e contagiante que desperte o interesse do público. Um ponto muito importante é entender com quem você está falando, e o que mais chama a atenção dele.
  • Atualização constante: Aprimore suas habilidades e esteja sempre em busca de oportunidades. Para isso, utilize as novas tecnologias como ferramentas de trabalho e pesquisa, e fique por dentro das tendências do nicho escolhido.

Produtos digitais lucrativos: estratégias para gerar renda online

Se você deseja construir um negócio lucrativo na web, a criação de produtos digitais é sua aliada.

Com produtos digitais, você gera renda passiva, trabalha de qualquer lugar do mundo com conexão à internet, define seus próprios horários e ritmo de trabalho, além de ter a oportunidade de compartilhar conhecimento e impactar positivamente a vida das pessoas.

Conheça os tipos de produtos digitais que você pode criar e monetizar:

Criação de cursos online

Os cursos online oferecem a oportunidade de compartilhar conhecimento na sua área de atuação, impactando pessoas até mesmo em diferentes partes do mundo.

Devido ao baixo custo de produção, esse tipo de conteúdo é altamente acessível e não requer grandes investimentos iniciais. É possível adaptar o curso de acordo com o público-alvo, construindo assim uma marca pessoal sólida. 

Do marketing de conteúdo e estilo de vida à confeitaria e gerenciamento financeiro, apenas com seu celular, boa iluminação e uma dose de edição de vídeos em aplicativos como o CapCut, você pode criar cursos de conteúdo autoral valioso para seu público. 

Além disso, é importante que você grave as aulas pensando nos assuntos que domina, e tenha maior facilidade em ensinar. Comece escolhendo o tema, criando um roteiro com a grade de tópicos a serem ensinados, e pensando na duração de cada aula.

Considere também usar plataformas como a Hotmart ou a Udemy, que são ótimas para iniciar a divulgação e venda do seu material online.

Desenvolvimento de sites e aplicativos

Com a crescente demanda por soluções digitais, oferecer serviços de desenvolvimento de sites e aplicativos pode ser altamente lucrativo.

É essencial compreender as necessidades dos clientes e fornecer soluções personalizadas, incluindo interfaces intuitivas e visualmente atraentes. 

Além disso, lembre-se de que dominar tecnologias como HTML, CSS e linguagens de programação como JavaScript, Python e Java já pode atender às expectativas do mercado.

Desenvolvimento de software

Assim como trabalhar desenvolvendo sites e aplicativos, criar softwares também oferece uma oportunidade de trabalhar com soluções digitais de alto valor e gerar uma renda significativa. 

Por definição, softwares são criados sob medida para atender às necessidades específicas de uma empresa ou organização, o que os torna uma opção altamente adaptável e escalável. 

Ao focar em um segmento específico, é possível criar sistemas que podem ser adaptados às necessidades dos clientes, possibilitando até mesmo uma renda recorrente, oferecendo suporte técnico contínuo e treinamento para os usuários do software.

Monetização de vídeos online

A monetização de vídeos online oferece diversas formas de gerar receita a partir de conteúdos audiovisuais. 

Além de inserir anúncios nos vídeos para obter renda por visualizações ou cliques, é possível produzir conteúdo com patrocinadores (as famosas “publis”), ou oferecer acesso exclusivo a conteúdos premium para seguidores em plataformas como YouTube, Twitch e TikTok. 

Existem também outras opções, como a utilização de paywalls em sites e a avaliação das plataformas mais eficientes para a monetização de vídeos. 

Portanto, ao avaliar plataformas de monetização de vídeo, escolha aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos. E, no fim, sempre considere o tipo de conteúdo, público-alvo e objetivos financeiros.

Conteúdo digital rentável: maximizando receitas na internet

Como você já sabe, a produção de conteúdo digital tem emergido como uma tendência promissora. Apenas no Brasil, mais de 20 milhões de criadores digitais fazem parte desse mercado, de acordo com dados da Factworks for Meta. Globalmente, esse número ultrapassa os 300 milhões.

Imagine um ecossistema em que é possível criar conteúdo sobre praticamente qualquer assunto e, ao mesmo tempo, gerar receita com isso. Esse é o universo da criação de conteúdo.

Explorar os tipos de produção de conteúdo mais rentáveis e aproveitar a oportunidade para construir uma marca autêntica e consistente, pode te destacar no mercado e cultivar a fidelidade do seu público.

Alguns exemplos de plataformas que você pode utilizar para gerar receita através de conteúdo são:

Blogs lucrativos

Um blog lucrativo é um canal online que combina conteúdo de alta qualidade com estratégias de monetização eficientes. 

Nesse modelo, publique artigos, tutoriais, dicas e outros conteúdos que agreguem valor ao seu público. Lembre-se de aplicar técnicas de SEO para aumentar a visibilidade do seu blog nos mecanismos de busca e atrair tráfego orgânico.

Alguns temas bastante populares que você pode trabalhar são:

  • Marketing digital: Falar sobre SEO, tráfego pago, mídias sociais, entre outros.
  • Saúde e bem-estar: Nutrição, exercícios físicos e saúde mental.
  • Tecnologia: Você pode escrever sobre segurança digital, software e tutoriais.
  • Desenvolvimento pessoal: Produtividade, autocuidado, organização e metas.

Para publicar seus artigos e iniciar seu blog, utilize plataformas como o WordPress e o Medium, que são gratuitas e oferecem muitas ferramentas para enriquecer seu texto, como a possibilidade de incluir imagens, vídeos e áudios ao longo do conteúdo.

Criar vídeos no YouTube

O YouTube oferece diversas formas de monetização de vídeos, incluindo anúncios, parcerias com marcas, acesso a conteúdo exclusivo e venda de produtos físicos ou digitais. 

Para obter sucesso, é importante produzir vídeos bem editados, com bom áudio e conteúdo relevante para o público, além de ter uma programação regular para manter o engajamento. 

O próprio YouTube disponibiliza materiais de apoio para novos criadores de conteúdo. Acesse a página de ajuda da plataforma e saiba tudo sobre como começar seu canal, como monetizar com vídeos, entre outras dúvidas mais comuns. 

Redes sociais rentáveis

O poder das redes sociais é tão significativo que pode transformar seguidores em clientes. Por isso, mais uma vez é essencial conhecer seu nicho e entender que tipos de conteúdos são mais relevantes para o público que o consome.

Publicar posts que interessem ao público e os incentivem a interagir aumenta o alcance das publicações e atrai novos seguidores. 

Ao responder comentários, fazer perguntas e promover a interação, por exemplo, você pode criar um ambiente propício para divulgar produtos ou serviços e direcionar o tráfego para seu site ou canal de vendas.

Artigos patrocinados

Artigos patrocinados são conteúdos pagos por empresas para serem publicados em sites ou blogs. 

O processo envolve a contratação para escrever um artigo sobre o produto ou serviço da empresa, seguindo suas diretrizes, e a publicação desse artigo no blog ou site, com o recebimento do pagamento pelo trabalho realizado. 

Essa prática é comum e representa uma forma de parceria entre criadores de conteúdo e empresas, permitindo a divulgação de produtos e serviços para um público específico.

Para começar, disponibilize um portfólio com seus melhores trabalhos para impressionar potenciais clientes. Além disso, participe de eventos, grupos online e plataformas de freelancers para encontrar oportunidades.

Criação de webinars e newsletter pagos

Webinars e newsletters pagos são ótimas maneiras de gerar renda online. Ao criar conteúdo de alto valor, é possível cobrar para que as pessoas acessem. 

Aqui, vale se atentar às diferenças entre valor e preço. Por exemplo, o preço monetário de um webinar pode ser R$10, mas seu valor real é o benefício proporcionado pelo conteúdo, como uma habilidade ou mais conhecimento. 

Os webinars são palestras online ao vivo sobre um tema específico, geralmente com taxa de inscrição, o que aumenta a lucratividade. Além disso, oferecem conteúdo interativo, aumentando a satisfação geral. 

Já as newsletters pagas são boletins informativos enviados por e-mail, com conteúdo exclusivo, aprofundado e que oferecem opiniões e análises valiosas para o público interessado.

Zoom, GoToWebinar, Substack e Mailchimp são populares para a publicação de webinars e newsletters. Vale a pena conferir!

Cuidado com os golpes

Já deu para notar que a internet oferece um mundo de oportunidades para quem deseja oferecer produtos e serviços. No entanto, também é importante estar atento aos perigos que existem nesse ambiente. 

Os golpes online são cada vez mais frequentes e podem causar perdas financeiras, danos à sua reputação e transtornos diversos.

Atente-se aos seguintes pontos:

  • Negociações com golpistas: Cuidado com pessoas que demonstram interesse em seus produtos ou serviços, mas que não pagam pelo serviço prestado ou oferecem formas de pagamento duvidosas.
  • Links de pagamento falsos: Golpistas enviam links que simulam páginas de pagamento confiáveis, mas que na verdade redirecionam para sites fraudulentos que capturam seus dados bancários.
  • Ofertas irresistíveis: Desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade, principalmente se estiver à procura de um software ou plataforma para montar sua loja online. Golpistas costumam usar esse tipo de artifício para atrair vítimas e roubar seus dados pessoais.
  • Informações pessoais: Evite fornecer informações pessoais ou bancárias a pessoas ou sites desconhecidos.
  • Reputação do cliente: Pesquise a reputação do cliente antes de fechar negócio.

Para saber mais sobre como se proteger na internet, te convidamos a consultar os artigos 7 dicas para evitar golpes no WhatsApp e Cartão por aproximação é seguro? Dicas para evitar golpes.

Autor

Gabrielle é uma redatora com formação em publicidade e especialista em escrever sobre tecnologia, finanças e estilo de vida.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal